APRENDA

GLOSSÁRIO DE MARKETING DIGITAL e GESTÃO DE VENDAS

Conheça nosso glossário de marketing digital e gestão de vendas. Domine os termos essenciais para ter sucesso online.

A

Acordo de Nível de Serviço (SLA)

SLA é a sigla para Service Level Agreement, que em português significa Acordo de Nível de Serviço. Este acordo pode ser feito entre dois profissionais, duas áreas de uma empresa, ou até mesmo entre duas empresas. Basicamente se refere a um contrato onde se estabelecem as descrições e padrões de serviços que foram de comum acordo entre ambas as partes, além de metas, objetivos e qualidade das entregas.

ADS

Ads é uma abreviação de anúncio. Podemos definir o anúncio como um gênero textual que é utilizado para divulgar serviços, produtos e empresas para determinado público-alvo, tendo como objetivo levá-los a realizarem uma ação desejada.

ADSENSE

O Google AdSense é um programa de publicidade online oferecido pelo Google Inc. Ele permite que proprietários de websites, ganhem dinheiro com tráfego dentro do seu próprio canal digital (site). Esses anúncios podem ser em formato de texto, imagem ou vídeo. E o mais legal, é que o Google analisa seus conteúdos, para que os anúncios a serem exibidos sejam relevantes para seus visitantes, tornando a experiência mais agradável.

AIDA

É a sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. AIDA é um método que pode ser utilizado tanto pelo time de marketing como pelo time de vendas. Este método tem como foco entender o comportamento do lead como, o que ele pensa, necessita e deseja. Assim, sendo possível influenciá-lo e guiá-lo pelo funil de vendas, tornando sua trajetória mais adequada e satisfatória.

Algoritmo

Na matemática e na ciência da computação, o algoritmo é uma sequência de ações executáveis, que tem como objetivo apresentar uma solução para um determinado problema. Por exemplo, o algoritmo do Google, é um sistema baseado em regras que são usadas para classificar as centenas de bilhões de sites que se hospedam nele. Com base nessas regras o Google consegue classificar os melhores sites, que tenham as soluções ideais de acordo com o problema/assunto pesquisado pelo usuário.

ALT TEXT

Alt Text, Alternative Text ou Texto Alternativo é a descrição de todos os elementos que compõem uma imagem. Ela é escrita para aparecer no lugar da imagem quando ela não consegue ser carregada em um site. O preenchimento dessas informações é essencial para que os motores de busca entendam o que aquela imagem representa. Sendo assim, pode ser considerada um importante fator de SEO.

ANÁLISE SWOT

SWOT é a sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Também conhecida como Análise FOFA devido sua tradução. Essa análise é uma técnica de gestão, utilizada para criar um planejamento estratégico que envolve a análise de cenários para tomada de decisões. De forma clara, fazer a análise destes 4 fatores antes de tirar seu projeto do papel é fundamental para que suas escolhas sejam mais assertivas.

Analytics

Inteligência analítica, em inglês, analytics, é uma plataforma de mensuração de dados. Seu processo é coletar, organizar, analisar e interpretar dados dos visitantes de um site ou dos seguidores das redes sociais. Dados esses como, idade, cidade, o tempo que a pessoa passa no seu site, vídeos que assistiu, anúncios clicados, etc. Com todos esses dados, é possível encontrar um certo padrão e entender melhor seus clientes, operações e mercados. Tornando possível a otimização de suas estratégias e processos.

Anúncios de Display

Anúncio de display é um tipo de publicidade online. Normalmente ele é composto por um texto, uma imagem e um link que redireciona o usuário para o site proprietário do anunciante. Vale ressaltar que os anúncios de display não se prendem a exibir apenas uma imagem estática (sem movimento), mas também é possível exibir imagens animadas e vídeos.

Anúncio em banner

Anúncio em banner é um tipo de publicidade digital. São aqueles anúncios em gráficos que vemos no meio ou no canto inferior/superior de websites. Nesses gráficos, podem conter informações sobre lançamentos ou promoções de produtos ou serviços, entre outros. Esse tipo de anúncio deve ser bem atrativo, isso porque seu principal objetivo é direcionar os visitantes do site em que o anúncio está sendo veiculado para o site proprietário do anunciante.

App Store Optimization (ASO)

ASO é a sigla para App Store Optimization, que em português significa Otimização da Loja de Aplicativos. O ASO é uma estratégia muito parecida com SEO, porém focada unicamente em aplicativos. O objetivo ao aplicar essa estratégia é rankear melhor um App nas lojas de aplicativo para que ele consiga posições melhores.

Application Programming Interface (API)

API é a sigla para Application Programming Interface, traduzindo para o português, Interface de Programação de Aplicações. As APIs são uma série de regras e que permite que diferentes softwares se comuniquem entre si. Tornando possível que um aplicativo extraia informações de um serviço e use essas informações em seu próprio aplicativo ou em análises de dados.

ATRITO

No Marketing Digital, um atrito ou ponto de fricção é qualquer obstáculo que um usuário enfrenta ao tentar realizar uma ação, tornando sua experiência com a marca negativa. Exemplos de alguns atritos: formulário muito extenso para ser preenchido, pedir muitas informações pessoais, etapas extras no momento de compra, design de sites e apps confusos e exagerados, entre muitos outros. Obstáculos como esses, prejudicam uma boa experiência do usuário, impactando negativamente nos seus resultados.