O marketing digital, diferentemente das ações de marketing tradicional, tem em sua estratégia uma metodologia mais direcionada a atrair o cliente e oferecer informação e conteúdo relevante (que pode estar no site institucional, no blog da empresa, nas mídias sociais, entre outros canais) em troca de dados e informações sobre o próprio cliente.
Essa metodologia é chamada de Inbound Marketing que possui ferramentas para compartilhar conteúdo e converter o visitante de nossos canais de marketing digital em um cliente em potencial (processo conhecido como de geração de lead).
Um grande aliado dessa conversão são os formulários de cadastro. Esse é o momento em que a informação que o público necessita e deseja é obtida exatamente pela troca do mesmo tipo de moeda: a informação. Por ser uma peça de conversão que exige uma predisposição da pessoa em oferecer seus dados, sua utilização precisa ser bem planejada e implementada.
Quer saber como? Veja, a seguir, dicas para que seus formulários favoreçam um incremento nas conversões de seu site. Vamos lá?
Landing pages: utilizando seu site para converter formulários em dados valiosos
Uma landing page é uma página de destino e parte da estratégia do Inbound Marketing para a geração de leads. Anúncios do Adwords, links de publicações no Facebook, emails, banners no site… tudo culmina na peça-chave que é a landing page.
Essa página de conversão é responsável pela geração de leads e, dependendo do caso, pela conversão desses leads em clientes.
A landing page é responsável por abrigar o seu formulário e, por isso, sua apresentação deve estar focada em realizar essa conversão da maneira mais eficiente para que o usuário cumpra a ação requisitada.
Dicas para otimizar os formulários de sua landing page
Confira, a seguir, algumas dicas para a apresentação adequada de seus formulários em sua landing page.
Simplicidade
A landing page é caracterizada por ter menos elementos do que outras seções de seu site. Quanto menos distrações e elementos, maior é a chance e o poder de conversão do formulário disponibilizado ali.
Foque nos quatro elementos básicos para esse tipo de página: título, oferta, formulário e CTA. Se você quer passar mais informações, avalie a utilização de um vídeo para transmitir de modo atrativo sua mensagem. De acordo com estudo, landing pages com vídeos podem aumentar em mais de 85% os índices de conversão.
O CTA (ou Call-to-Action) serve para indicar a ação que desejamos que o visitante realize. Um botão escrito “Garanta já seu e-book gratuito!”, ao final do formulário, por exemplo, é um Call-to-Action para o download do material.
Lembre-se de que, apesar da simplicidade, é preciso que o CTA esteja bem destacado e que cada elemento da página, apesar de serem poucos, seja atrativo e destaquem sua landing page de forma positiva.
Equilíbrio
Definir o número de campos do formulário envolve uma troca delicada. Cada informação a mais que você solicita ao visitante de seu site, pode reduzir suas chances de conversão. Por isso, neste caso, menos é mais.
Por outro lado, quanto mais informação, maior é a qualidade dos dados do lead gerado. Por isso, é preciso estudar com cuidado cada campo que será adicionado em seu formulário. Consulte cada um dos campos e avalie se eles são realmente necessários.
De acordo com dados da HubSpot, formulários que contêm entre 3 e 7 campos apresentam bons índices de conversão.
Você pode tornar o processo mais ágil com lacunas já que apresentem opções de uma lista predefinida (por exemplo, um campo “Cargo” com 5 opções mais prováveis a serem selecionadas e a opção “Outros”) ou até mesmo complementar essas informações em um contato direto futuro com o cliente, caso seja mais conveniente.
Confiança
Sua estratégia inteira, incluindo a landing page, deve transmitir confiança. Lembre-se, o cliente está confiando que você não utilizará indevidamente os dados que ele repassou a você.
Por isso, lembre-se de incluir um link com a política de privacidade de seu site e garanta a segurança dos dados de seu lead.
Design responsivo
No Brasil, 168 milhões de pessoas utilizam smartphones. Facilite o preenchimento do formulário oferecendo uma landing page ajustada para as versões mobile.
Testes A/B
Procure sempre alcançar a maior eficiência possível em sua landing page. Para isso o teste A/B pode ser um grande aliado. Você sabia que esse é o método mais utilizado para aumentar as conversões em landing pages?
Um teste A/B no qual você cria duas landing pages idênticas, apenas alterando o texto do botão, por exemplo, pode fazer com que você saiba qual opção levará o seu formulário a converter mais.
Para converter mais, é preciso utilizar os recursos de seu formulário de maneira inteligente. Os dados coletados por meio do formulário de contato são preciosos. Por isso, invista em uma landing page de qualidade e procure sempre otimizar seu formulário e o banco de dados dos leads conquistados.
Agora que você sabe como converter mais visitantes em leads, entenda como usar a automação de marketing para nutri-los e deixá-los prontos para uma abordagem comercial.