APRENDA

GLOSSÁRIO DE MARKETING DIGITAL

Conheça nosso glossário de marketing digital. Domine os termos essenciais para ter sucesso online.

A

Acordo de Nível de Serviço (SLA)

SLA é a sigla para Service Level Agreement, que em português significa Acordo de Nível de Serviço. Este acordo pode ser feito entre dois profissionais, duas áreas de uma empresa, ou até mesmo entre duas empresas. Basicamente se refere a um contrato onde se estabelecem as descrições e padrões de serviços que foram de comum acordo entre ambas as partes, além de metas, objetivos e qualidade das entregas.

ADS

Ads é uma abreviação de anúncio. Podemos definir o anúncio como um gênero textual que é utilizado para divulgar serviços, produtos e empresas para determinado público-alvo, tendo como objetivo levá-los a realizarem uma ação desejada.

ADSENSE

O Google AdSense é um programa de publicidade online oferecido pelo Google Inc. Ele permite que proprietários de websites, ganhem dinheiro com tráfego dentro do seu próprio canal digital (site). Esses anúncios podem ser em formato de texto, imagem ou vídeo. E o mais legal, é que o Google analisa seus conteúdos, para que os anúncios a serem exibidos sejam relevantes para seus visitantes, tornando a experiência mais agradável.

AIDA

AIDA é a sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. AIDA é um método que pode ser utilizado tanto pelo time de marketing como pelo time de vendas. Este método tem como foco entender o comportamento do lead como, o que ele pensa, necessita e deseja. Assim, sendo possível influenciá-lo e guiá-lo pelo funil de vendas, tornando sua trajetória mais adequada e satisfatória.

Algoritmo

Na matemática e na ciência da computação, o algoritmo é uma sequência de ações executáveis, que tem como objetivo apresentar uma solução para um determinado problema. Por exemplo, o algoritmo do Google, é um sistema baseado em regras que são usadas para classificar as centenas de bilhões de sites que se hospedam nele. Com base nessas regras o Google consegue classificar os melhores sites, que tenham as soluções ideais de acordo com o problema/assunto pesquisado pelo usuário.

ALT TEXT

Alt Text, Alternative Text ou Texto Alternativo é a descrição de todos os elementos que compõem uma imagem. Ela é escrita para aparecer no lugar da imagem quando ela não consegue ser carregada em um site. O preenchimento dessas informações é essencial para que os motores de busca entendam o que aquela imagem representa. Sendo assim, pode ser considerada um importante fator de SEO.

ANÁLISE SWOT

SWOT é a sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Também conhecida como Análise FOFA devido sua tradução. Essa análise é uma técnica de gestão, utilizada para criar um planejamento estratégico que envolve a análise de cenários para tomada de decisões. De forma clara, fazer a análise destes 4 fatores antes de tirar seu projeto do papel é fundamental para que suas escolhas sejam mais assertivas.

Analytics

Inteligência analítica, em inglês, analytics, é uma plataforma de mensuração de dados. Seu processo é coletar, organizar, analisar e interpretar dados dos visitantes de um site ou dos seguidores das redes sociais. Dados esses como, idade, cidade, o tempo que a pessoa passa no seu site, vídeos que assistiu, anúncios clicados, etc. Com todos esses dados, é possível encontrar um certo padrão e entender melhor seus clientes, operações e mercados. Tornando possível a otimização de suas estratégias e processos.

Anúncios de Display

Anúncio de display é um tipo de publicidade online. Normalmente ele é composto por um texto, uma imagem e um link que redireciona o usuário para o site proprietário do anunciante. Vale ressaltar que os anúncios de display não se prendem a exibir apenas uma imagem estática (sem movimento), mas também é possível exibir imagens animadas e vídeos.

Anúncio em banner

Anúncio em banner é um tipo de publicidade digital. São aqueles anúncios em gráficos que vemos no meio ou no canto inferior/superior de websites. Nesses gráficos, podem conter informações sobre lançamentos ou promoções de produtos ou serviços, entre outros. Esse tipo de anúncio deve ser bem atrativo, isso porque seu principal objetivo é direcionar os visitantes do site em que o anúncio está sendo veiculado para o site proprietário do anunciante.

App Store Optimization (ASO)

ASO é a sigla para App Store Optimization, que em português significa Otimização da Loja de Aplicativos. O ASO é uma estratégia muito parecida com SEO, porém focada unicamente em aplicativos. O objetivo ao aplicar essa estratégia é rankear melhor um App nas lojas de aplicativo para que ele consiga posições melhores.

Application Programming Interface (API)

API é a sigla para Application Programming Interface, traduzindo para o português, Interface de Programação de Aplicações. As APIs são uma série de regras e que permite que diferentes softwares se comuniquem entre si. Tornando possível que um aplicativo extraia informações de um serviço e use essas informações em seu próprio aplicativo ou em análises de dados.

ATRITO

No Marketing Digital, um atrito ou ponto de fricção é qualquer obstáculo que um usuário enfrenta ao tentar realizar uma ação, tornando sua experiência com a marca negativa. Exemplos de alguns atritos: formulário muito extenso para ser preenchido, pedir muitas informações pessoais, etapas extras no momento de compra, design de sites e apps confusos e exagerados, entre muitos outros. Obstáculos como esses, prejudicam uma boa experiência do usuário, impactando negativamente nos seus resultados.

Automação de E-mail

É feita através de uma ferramenta tecnológica, capaz de automatizar ações e processos de envio de e-mails. Por isso, a automação é indispensável para uma estratégia contínua, com o foco em nutrir e avançar os leads na jornada de compra. Além disso, uma grande vantagem da automação de e-mails é não ter que fazer todo o processo de envio manualmente, e por isso, as chances de enviar um e-mail errado ou até mesmo esquecer, são baixíssimas. Assim, a chance da estratégia de e-mail marketing ser bem sucedida, é maior.

Automação de Marketing

É feita através de softwares capazes de automatizar processos e ações que seriam feitas manualmente, disparo de e-mails, agendamento de posts nas redes sociais e uso de chatbots são alguns exemplos. O objetivo dessa automação é reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. Permitindo um retorno maior, seja em números de prospects, leads ou mesmo novos clientes.

Autoresponder

O Autoresponder nada mais é que um e-mail automático e pré-programado que o lead recebe após se inscrever em uma Newsletter/lista de e-mails. Seu objetivo é apresentar a empresa para o lead e permitir uma conexão contínua, impulsionando o engajamento e gerando satisfação. Autoresponder é diferente de uma ferramenta de Automação de Marketing.

Autoridade de Domínio (DA)

Autoridade de domínio ou Autoridade de Página, é uma métrica criada pela Moz. Ela utiliza uma pontuação de 0 a 100, para avaliar a credibilidade e relevância de um site para os motores de busca. Isso quer dizer que quanto maior a autoridade do domínio, maiores as chances de posicionar os conteúdos e publicações na primeira página dos motores de busca. Mas, é importante você saber que a autoridade de domínio não é um fator de ranqueamento.

B

B2B2C

É a sigla para Business-to-Business-to-Consumer, em português Empresa para Empresa para Consumidor. Ou seja, é um modelo de negócio em que uma empresa vende seus produtos para outras empresas, que então revendem esses produtos para os consumidores finais. 

B2B

É a sigla para Business-to-Business, em português Empresa para Empresa. É um modelo de negócio em que uma empresa vende para outra empresa, ou seja, uma empresa que compra de outra empresa é o consumidor final do produto/serviço.

B2C

É a sigla para Business-to-Consumer, em português Empresa para Consumidor. É um modelo de negócio onde uma empresa vende seus produtos ou oferece seus serviços diretamente para o seu consumidor final.

B2G

É a sigla para Business-to-Government, em português Empresa para Governo. É um modelo de negócio onde uma empresa vende seus produtos ou serviços para agências do governo, estaduais ou municipais.

Backlinks

Backlinks é uma importantíssima estratégia de SEO e basicamente consiste em links posicionados estrategicamente em um texto. Os backlinks são marcados em HTML de duas maneiras: nofollow ou dofollow. Ele serve para conectar o usuário a uma outra página, seja no próprio site em que se está navegando ou algum outro distinto. Assim, funcionam como uma indicação do seu site para outro, fazendo com que o algoritmo do Google entenda que a página direcionada merece atenção. Contudo, esse links devem conectar os leitores a uma página relevante, expandindo seu conhecimento e gerando tráfego de qualidade para eles.

Banner Ad

Banner Ad ou Banner Publicitário,é um tipo de publicidade digital. A principal caraterística do Banner Ad é a imagem, que deve ser chamativa, isso porque seu objetivo é direcionar o visitante do site que está sendo veiculado o anúncio para o site da empresa que está anunciando. O texto também é usado nesse tipo de publicidade, mas a imagem realmente deve ser destacar.  

Benchmarking

Benchmarking vem de ‘benchmark’, que significa ‘referência’. É uma estratégia aplicada por meio de estudos e análises, que permite medir o sucesso da sua empresa em relação a outras empresas do mesmo setor. As análises podem ser dos serviços, processos, comunicação e produtos. O principal objetivo com essa estratégia é replicar na sua empresa o que está dando certo na empresa do seu concorrente. 

Big Data

Big Data é o termo que se refere a um imenso volume e variedade de informações presentes nos bancos de dados de servidores e empresas. Dados como: registros de transações bancárias, interações em redes sociais, sensores de dispositivos, registros médicos, entre muitos outros.

BIMI

BIMI é a sigla para Brand Indicators for Message Identification, que em português significa Indicadores de Marca para Identificação de Mensagens. BIMI é um padrão de e-mail, que após configurado pode ser personalizado com o logotipo da marca do próprio remetente. Com o BIMI, os logotipos de marca e a propriedade da marca são verificados, auxiliando na autenticação do seu e-mail marketing, e aumentando a confiabilidade dos destinatários com os e-mails recebidos pela sua marca.

Bing Ads

Bing Ads, também conhecido como Microsoft Ads, é uma ferramenta de anúncios da Microsoft. O Bing é o segundo maior buscador da Internet, e seus anúncios funcionam por meio de custo por clique, e podem ser exibidos no próprio Bing, Yahoo! e MSN. Para anunciar no Bing basta criar uma conta gratuita da Microsoft e depois é só importar automaticamente suas campanhas de Google ou Facebook Ads.

Black Hat SEO

Black Hat SEO refere-se a um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de um site nas páginas dos motores de busca. No entanto, essas técnicas são consideradas antiéticas, por desrespeitarem todos os princípios e diretrizes estabelecidos pelo Google. Algumas violações são: utilizar palavras-chave otimizadas somente para garantirem o bom posicionamento, criação de conteúdo duplicado, ocultação de texto, compra de links, entre outras atividades proibidas. 

Blog

Blog tem origem da junção de dois termos da língua inglesa, que são Web e Log, que depois passou a ser somente Blog. São páginas online, que servem para publicar conteúdos como texto e fotos, que são chamados de post. O blog deve ser atualizado constantemente com conteúdos relevantes para sua persona. Com certeza, é algo que não pode faltar na sua estratégia de Marketing Digital. 

Boom

Boom é um momento ou período onde a procura, interesse ou adoção por algo explode, ou seja, tem um aumento significativamente grande. 

Brainstorming

Brainstorming, que em português significa tempestade de ideias, é uma técnica criativa que consiste em levantar diversas ideias espontâneas para soluções de problemas ou coletar insights para criar coisas novas. O ideal é que muitas pessoas participem desse ritual, para conseguir levantar o máximo de ideias. O brainstorm pode ser usado tanto para dentro da empresa, quanto para seus clientes. 

Brand Equity

Brand Equity é um termo corporativo, que quer dizer Valor de Marca. A medida desse valor é de acordo com o nível de influência e do posicionamento de uma marca no mercado. Por isso é considerado um valor agregado e abstrato.

Branding

Branding é uma estratégia de gestão de marca, que consiste em alinhar o posicionamento, identidade, missão e valores de uma marca. O objetivo dessa estratégia é despertar sensações e criar conexões com o mercado consumidor. Os principais elementos dessa estratégia são: identidade visual, como design, nome, símbolo de marca registrada, esquema de cores, ou até mesmo a música associada à sua marca, e vários outros.

Brand Manager

Brand Manager é um profissional responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento de uma marca. Suas funções consistem em: criação de uma estratégia de marca, realizar análises de mercado, detectar novas oportunidades de mercado, liderar e coordenar equipes de marketing, entre outras.

Breadcrumbs

Um elemento muito importante em termos de SEO, Breadcrumbs, que em português significa migalhas de pão, faz alusão a famosa história de João e Maria – dos Irmãos Grimm, isso porque eles conseguiram encontrar o caminho de volta para a casa através da trilhas de migalhas de pão que deixaram na floresta. Levando para o âmbito digital, essas migalhas de pão se referem ao caminho percorrido pelos visitantes em um website. Este elemento para o visitante representa uma navegação mais ágil e eficiente, já para o proprietário do site representa uma oportunidade única de otimizar o SEO. 

Break-Even-Point

Break even point ou ponto de equilíbrio em português, refere-se ao valor preciso do balanço financeiro de uma empresa, ou seja, quando o custo total e a receita total são exatamente iguais. Quando esse ponto de equilíbrio passa a existir, um serviço pode ser oferecido sem que haja prejuízo. E, em casos emergenciais, é possível trabalhar sem lucros e também sem perdas.

Briefing

Briefing é um documento na qual possui informações importantes para a criação e desenvolvimento de um projeto. O briefing é considerado um manual de instrução para as pessoas que executarão o projeto, já que contém todas as informações necessárias como, dados da empresa, produtos e serviços ofertados por ela, mercado, concorrência, público-alvo, persona, objetivos, serviços e produtos contratados, orçamento, prazos entre muitas outras.

Budget do Marketing

Budget empresarial é uma ferramenta que permite a definição antecipada, com base no seu orçamento total, o quanto será investido em cada setor do seu negócio. Então, Budget do Marketing, é o valor que será investido no setor de Marketing.

Busca Orgânica

Busca orgânica ou pesquisa orgânica, é o resultado de uma pesquisa feita nos motores de busca, na qual os websites que são exibidos não estão veiculando nenhum anúncio para aquele resultado. Neste caso, o que é levado em consideração para um bom ranqueamento são fatores como, autoridade do site, práticas de SEO, relevância e qualidade do conteúdo.

Buyer Persona

Buyer Persona é uma representação fictícia, ou seja, é como se fosse um personagem que representa o cliente ideal de uma empresa. Essa representação vai muito além das características que compõem um público-alvo. Normalmente, a buyer persona, possui um nome, idade, gênero, profissão/cargo, estilo de vida, o que gosta de fazer, onde mora, dores (problemas que sua empresa pode resolver), e muito mais. Deve realmente representar seu ICP.

Buzz Marketing

Buzz significa burburinho, e não é à toa que essa estratégia tem esse significado. Isso porque seu principal objetivo é captar a atenção dos consumidores por meio da disseminação de gatilhos mentais a fim de gerar assuntos e comentários sobre uma marca ou produto/serviços, entre seu público-alvo.

C

Calendário Editorial

Calendário Editorial é uma estrutura de planejamento, ele funciona exatamente como um calendário comum. A diferença é que nele está todo o cronograma da estratégia de marketing digital de uma empresa como, as ideias de conteúdo, o que será postado, datas das publicações e se necessário, algumas observações. O calendário editorial pode ser mensal, quinzenal ou semanal (a escolha é feita de acordo com a necessidade e desejo de cada negócio). 

Call-to-action

Call to action, traduzido para o português é, chamada para ação. Normalmente ela se apresenta em formatos de botões, links ou textos, que são encontrados em sites, e-mails, blogs, posts sociais, anúncios, landing pages, etc. A função dessa chamada é servir como ponte, para que os internautas realizem uma ação desejada como, clique aqui, arraste para cima, baixe o app, siga nossos canais, entre muitas outras.

Caminho de Conversão

Caminho de Conversão é todo o percurso que um usuário faz até se tornar lead de uma empresa. Por exemplo: O usuário entra em um site e se depara com uma oferta para baixar um material rico de seu interesse. Ao clicar na oferta, ela é direcionada para uma Landing Page (LP). Ali ela encontra um formulário, além de algumas informações adicionais e interessantes sobre o material que pretende baixar. Ao preencher o formulário, o usuário recebe o material e automaticamente entra na base de leads dessa empresa. 

Canais de comunicação

Os canais de comunicação são os pontos de contato que uma empresa tem com seus clientes. Esses canais podem ser divididos em duas categorias, os tradicionais e os digitais. Alguns exemplos de canais de comunicação tradicionais são,TV, telefone, rádio, outdoors e publicidade impressa como jornais e revistas. Já os canais de comunicação digitais são, redes sociais, e-mail, WhatsApp, sites, LPs, chatbot, blogs, Google Meu Negócios entre muitas outras.

Canais de Distribuição

Canais de Distribuição são os mais diversos meios na qual uma empresa decide distribuir seus produtos ao seu consumidor final. Esses meios servem como intermediador, sendo um dos principais participantes desse canal: os produtores, os atacadistas e os varejistas. Para que uma empresa seja capaz de atingir um número maior de consumidores e assim aumentar suas vendas, é necessário uma boa estratégia de Marketing de Distribuição.  

Canonical Tag

Canonical Tag ou Canonical link element, é uma marcação inserida no código de páginas da web. Ele funciona como um alerta aos motores de busca de que aquela é a página à qual os usuários devem ser redirecionados ao realizarem uma pesquisa. O canonical tag deve ser utilizado quando duas páginas ou mais têm o mesmo conteúdo (ou muito similar). É muito comum páginas iguais possuírem URLs diferentes, e isso pode ser prejudicial na hora do ranqueamento.

Carrinho Abandonado

Carrinho abandonado é quando um usuário navega por um e-commerce, seleciona alguns itens e por algum motivo não finaliza a compra. 

Cascading Style Sheets (CSS)

CSS é a sigla para Cascading Style Sheets, que em português significa Folha de Estilo em Cascatas. CSS é uma linguagem de estilo usada para personalizar a apresentação de uma página como, alterar a cor do texto e do fundo, fonte e espaçamento entre parágrafos. Também é possível criar tabelas, usar variações de layouts, ajustar imagens para suas respectivas telas e assim por diante.

Case de Sucesso

Um case de sucesso é um tipo de conteúdo. É basicamente uma história, uma prova real, contada por um cliente, de como os produtos/serviços oferecidos por uma empresa foram bons e como eles ajudaram esse cliente a atingir os resultados que esperava.

CDP

CDP é a sigla para Customer Data Platform, que em português significa Plataforma de Dados de Clientes. É no CDP que todas as informações sobre um cliente como, perfil, visitas e comportamento dentro do site; histórico de compras; interações nos diversos canais, entre muitas outras, estão armazenadas. Assim, torna-se muito mais fácil criar experiências personalizadas para cada tipo de cliente, além de aumentar a retenção e número de vendas. 

CEO

CEO é a sigla para Chief Executive Officer, que significa diretor(a)-chefe ou diretor(a)-executivo(a). Um CEO possui o maior cargo na hierarquia operacional de uma organização. Essa pessoa possui grandes responsabilidades como, tomada de decisões, elaborar e conduzir a visão, missão e objetivos da empresa, ser o porta-voz da cultura organizacional, direcionar os próximos passos por meio do planejamento estratégico, cuidar juntamente com diretores e acionistas da saúde da empresa, implementar ou modificar processos ou setores, entre muitas outras atividades.

Chairman

Chairman, que em português é, Presidente. Esse termo se refere ao cargo de presidente do conselho administrativo de uma empresa.

Chatbots

Chatbots, que em português são robôs que conversam, também é conhecido como chatterbots ou bots. O chatbot é um programa de computador desenvolvido para simular conversas humanas através de mensagens pré-automatizadas, com o objetivo de agilizar o atendimento das empresas.   

Chat GPT

O Chat GPT é uma IA (Inteligência Artificial) desenvolvida pela empresa OpenAI. Seu principal objetivo é fornecer respostas às questões de seus usuários através de textos. Ele é capaz de auxiliar em dúvidas, fazer sugestões, desenvolver textos entre outras tarefas.

Churn Rate:

Churn Rate, traduzido para o português significa taxa de rotatividade. O churn rate é uma métrica básica que mede a taxa de cancelamento, ou de abandono, registrada em uma base de clientes. Essa métrica é essencial, pois avalia o sucesso de uma empresa. Para calculá-lo: divida a quantidade de clientes perdidos até o final do período pelo total de clientes ganhos. Exemplo: se você perdeu 10 clientes de 100 = 10% de churn rate.

Ciclo de Venda

Ciclo de vendas é o tempo e percurso necessário para que um produto/serviço seja comprado, ou também podemos pensar, que é o tempo médio que um lead demora para se tornar um cliente. Esse ciclo possui diversas etapas. Ele começa desde o primeiro contato da pessoa com a marca até o pós-venda. A duração desse processo vai depender muito de acordo com o tipo de negócio, produtos e serviços oferecidos, complexidade da venda, entre outras.

Ciclo de Vida do Produto

Ciclo de Vida do Produto é todo o processo que um produto percorre. Dentro do Marketing de Produto, esse processo é compreendido por 6 etapas, sendo elas o desenvolvimento, lançamento, crescimento, maturidade, saturação e declínio. A análise de cada uma dessas etapas permite avaliar o desempenho de um produto durante toda sua existência

Click Through Rate (CTR)

CTR é a sigla para click through rate, que em português significa taxa de cliques. Ele é usado para medir a quantidade de vezes que um usuário clicou em um determinado anúncio todas as vezes que lhe foi mostrado. O CTR é uma métrica importante no Marketing Digital, isso porque ele consegue mensurar o desempenho de um anúncio.

Closed-Loop Marketing

Closed-loop Marketing, que em português significa, marketing de circuito fechado, é uma prática capaz de executar, rastrear e mostrar como os esforços de marketing resultam em novos negócios, isso quer dizer, vendas. Um exemplo: rastrear um visitante do site à medida que ele se torna um lead até o último ponto de contato quando se torna um cliente. Tudo isso auxilia o marketing a entender quais são as melhores e piores fontes de leads.

CMO

CMO é a sigla para Chief Marketing Officer, que em português quer dizer Diretor de Marketing. Em geral seu papel é gerir toda a estratégia mercadológica da empresa. 

CMS

CMS é a sigla para Content Management System, que em português significa Sistema de Gestão de Conteúdos. Nada mais é que um software que permite a criação de sites, blogs e e-commerces. Além disso, ele serve para armazenar, organizar, publicar e apagar conteúdos de dentro desses canais de forma prática e rápida.

Co-Branding

Co-branding é uma estratégia de marketing. Basicamente, consiste em unir duas marcas diferentes, com o intuito de trabalharem juntas para desenvolver e promover um novo produto/serviço, e que beneficie ambas as marcas.

Co-Marketing

Podemos nos referir ao co-marketing como um marketing compartilhado, isso porque, Co-marketing é uma estratégia em que duas ou mais empresas se unem para promover ou criar um conteúdo, produto ou serviço compartilhado. Isso permite às empresas combinarem seus recursos, alcançarem públicos maiores e compartilharem os custos da campanha, resultando em benefícios mútuos como maior visibilidade, economia de recursos e fortalecimento da imagem de marca.

Consistência de Marca

Consistência de Marca é a capacidade que uma empresa tem de se comunicar sempre da mesma maneira em todos os canais de comunicação na qual está presente. Todas as ações e comunicações dessa marca devem estar alinhadas aos seus valores, missão, cultura e identidade. Mantendo essa consistência, a longo prazo, a marca consegue se consolidar no mercado, tornando-se referência. 

Consumidor Final

Consumidor final, também conhecido como usuário, é a pessoa que consome os produtos ou utiliza os serviços de uma empresa. Essa pessoa ocupa o último papel em uma jornada de compra. 

Conteúdo Dinâmico

Com o conteúdo dinâmico, é possível exibir diferentes informações em um mesmo espaço/anúncio, assim, pessoas diferentes recebem suas informações de acordo com os interesses dela. Por exemplo, você pode mostrar um produto para mulheres gestantes e outro para adolescentes, tudo em um mesmo lugar. Também, é possível exibir diferentes textos de call-to-action (CTA) e então abordar de forma mais inteligente cada público que se deseja atingir. 

Conteúdo Evergreen

Conteúdo Evergreen, que em português significa perene ou duradouro, é um tipo de conteúdo que servirá por muito tempo. Normalmente esses conteúdos tratam de assuntos atemporais, ou seja, que não precisam ser atualizados constantemente e que poderão ser acessados sempre! Exemplos de conteúdos evergreen são: passo a passo, comparativos, guias, entre outros.

Conteúdo Pago

Conteúdo pago, são aqueles publicados por meio de qualquer mídia paga, seja ele no meio físico ou em meio digital. Seu objetivo é impactar potenciais clientes. No meio digital, é possível criar conteúdo pago com anúncios no Meta Ads, Google Ads, Twitter, banners em sites, entre outros.

Conteúdo Próprio

É todo conteúdo que foi planejado e desenvolvido pela própria empresa, ou seja, um conteúdo original da marca. E é possível encontrá-los nos mais diversos formatos, sendo eles em vídeo, imagem, e-book, etc.

Conteúdo Viral

Conteúdo viral, também conhecido como meme, é todo aquele conteúdo que possui grande poder de propagação, ou seja, que consegue ser amplamente compartilhado. Não existe uma fórmula mágica para a criação desse tipo de conteúdo, mas existem técnicas que tornam mais propícia sua viralização. 

Conversão

O significado de conversão é quando uma coisa passa a ser outra, e dentro do Marketing Digital e de Vendas não é diferente. Conversão no Marketing é quando um visitante se torna lead da empresa. E em vendas, é quando um lead se torna oficialmente um cliente.  

Cookies

Cookies são pequenos arquivos de textos que ficam salvos dentro de sites e navegadores na qual um usuário percorre. Esses textos contêm informações sobre o usuário, como comportamento e interesses que foram coletados de acordo com sua navegação, permitindo então que, esses sites melhorem a experiência de navegação e salvem as informações que foram colocadas nele.

Copy de Anúncio

Refere-se ao texto/roteiro usado em anúncios publicitários online ou também fora dos meios digitais como, rádios, comerciais de TV, etc. O intuito com esse tipo de texto é captar a atenção de potenciais clientes, conquistá-los e fazer com que realizem a ação desejada pela campanha.

Core Business

Core Business, ou em tradução livre negócio central, refere-se à principal atividade de uma empresa. Em outras palavras, a razão pela qual a empresa foi criada e o que ela faz de melhor. É muito importante para uma organização ter o core business bem definido. 

CPM

CPM é a sigla para Custo por Mil Impressões. O CPM é uma métrica que representa o valor gasto para cada mil impressões, ou seja, para cada mil vezes em que um anúncio foi exibido. Muito utilizado em campanhas de branding, na qual tem como objetivo criar consciência de marca no seu público. Para calcular o CPM, divida o número total de visualizações que a campanha obteve, por mil. Depois, divida o custo total pelo resultado da última divisão.

Criativo

Criativo é uma arte. Ele pode ter diferentes formatos como imagem, vídeo, texto, entre outros. Os criativos fazem parte de qualquer anúncio que tenha sido criado em uma plataforma Ads.  

CRO

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, que em português significa Otimização de Conversão. CRO é uma estratégia composta por uma série de práticas que servem para otimizar páginas e sites da web. O objetivo com essa estratégia é atrair mais usuários e facilitar sua conversão.

Crowdsourcing

Crowdsourcing é um termo da língua inglesa, originário de duas palavras: crowd (multidão) e outsourcing (terceirização). Crowdourcing é um método de produção, estruturação e organização de processos. Sua aplicação é feita do uso do conhecimento coletivo de várias pessoas para sanar problemas ou desenvolver determinados projetos.

Customer Success (CS)

CS é a sigla para Customer Success, que em português significa Sucesso do Cliente. CS é uma estratégia que teve origem nas empresas de SaaS, e que é utilizada para garantir que cada cliente de uma empresa, alcance os melhores resultados desejados. Essa estratégia é ideal para aumentar a retenção de receita e principalmente manter os cliente por mais tempo na empresa.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

CAC ou Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica de Marketing e Vendas. O CAC tem como objetivo, mensurar o investimento médio e os esforços diretos feitos em um mesmo período de tempo para conquistar um novo cliente. Essa métrica é essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa. 

CPA

CPA é a sigla para Custo por Aquisição ou também Custo por Ação, sendo um métrica essencial para o setor de marketing. Diferente do CPC e CAC, o CPA mede todas as ações, esforços e investimentos feitos pelo Marketing para obter uma conversão, ou seja, conquistar um novo cliente. Alguns exemplos de conversão: Preenchimento de um formulário, uma venda, novo inscrito, cadastro no site, etc. Para calcular o CPA, basta dividir o valor total que foi investido, pelo número de conversões obtidas. 

CPC

CPC é a sigla para Custo por Clique, e trata-se do valor referente a cada clique dado em um anúncio. Para calcular o CPC, basta dividir o custo total com o anúncio, pelo número de cliques que ele recebeu.

CX

CX é a sigla para Customer Experience, que em português significa Experiência do Cliente. O CX é um conjunto de ações e medidas que uma empresa toma, para garantir a plena satisfação de um cliente, ou seja, garantir que a experiência dele com sua marca seja a melhor possível. Essas ações envolvem toda a jornada de compra do cliente, desde a descoberta da marca, até o pós-venda. Customer Experience prova como o consumidor moderno não compra apenas produtos e adquire serviços, mas que ele também compra experiências.

D

Data Mining

Data Mining, que em português significa Mineração de Dados, é o termo designado para o processo de análise de dados em grande volume. O objetivo dessa extração é encontrar um padrão consistente e anomalias.

Data-driven Marketing

Data-driven, em uma tradução literal, significa direcionado por dados. É uma abordagem de Marketing que utiliza métricas e dados para toda e qualquer tomada de decisão e ação, e não em “achismo”. Ou seja, data-driven marketing é direcionar todas as ações de marketing por dados.

Declaração de Visão

A Declaração de Visão é uma descrição do que a empresa almeja alcançar a longo prazo. Essa declaração, mostra aos líderes, funcionários, investidores e clientes, o que a empresa representa e para onde ela está indo. Alguns de seus muitos benefícios são: atrair e manter os melhores funcionários, motivar os clientes, além de alinhar toda a tomada de decisão da empresa. 

Deep Learning

Deep Learning é um subcampo do Machine Learning, traduzindo, uma Aprendizagem Profunda do Aprendizado de Máquina. O Deep Learning imita o comportamento do cérebro humano através do processamento de dados descontínuos, assim, ele consegue simular a maneira como os neurônios pensam. Ele possui três ou mais camadas, cada uma delas é alimentada por uma quantidade imensa de dados, capazes de reconhecer imagens e falas, processar a linguagem natural e aprender a realizar tarefas complexas.

Densidade de palavra-chave

Densidade de palavra-chave ou Keyword Density, se refere a quantidade de vezes em que uma palavra-chave foi citada em um texto de uma página do site. Os motores de busca privilegiam as páginas que possuem uma boa densidade de palavras-chave, porém, não quer dizer que repetir essas mesmas palavras em grande quantidade, ajudaria a rankear uma página.  

Design Responsivo

Design Responsivo é uma estratégia. Ela se refere à capacidade de um design/layout digital se adaptar às dimensões de todos dispositivos, seja ele smartphones, tablets, notebook ou computadores, permitindo ser visualizado de forma correta e completa. Assim, tornando possível a aproximação dos mais diversos públicos com as marcas na qual consomem. 

Diferenciação de Produto

Diferenciação de Produto é o que torna um produto ou serviço diferente e mais atraente em relação aos de seus concorrentes. Ela permite uma vantagem competitiva da empresa, ser a preferência de seu cliente ideal, além de ser reconhecida por suas singularidades em relação aos outros produtos/serviços da mesma categoria.

DMARC

DMARC é a sigla para Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance, que em português seria Autenticação das Mensagens Baseadas no Domínio. O DMARC determina o que o destinatário deve fazer quando um e-mail não é aprovado na autenticação do SPF e DKIM. Sendo assim, seu principal objetivo é evitar mensagens suspeitas e proteger a caixa de entrada de e-mail dos usuários.

DNS

DNS é a sigla para Domain Name System, que em português significa Sistema de Nomes de Domínio. O DNS é um sistema capaz de traduzir endereços de IP em nomes “amigáveis” para sites. Por exemplo, ao invés dos usuários pesquisarem nos motores de busca por nosso site através da sequência numérica do endereço de IP, eles procuram por austral.media. Permitindo sermos encontrados de forma muito mais fácil e simples.

Domínio

Domínio ou Nome de Domínio é o endereço eletrônico de um site, ou seja, o nome dado ao site para ser encontrado pelos usuários na internet. Um domínio normalmente possui o nome da organização e um sufixo padrão da internet, como .com, .org., .edu, etc.   

E

E-book

O termo e-book ou ebook, se refere à palavra electronic book, que em português significa livro eletrônico, ou também livro digital. O e-book é um material educativo, que normalmente aborda assuntos mais complexos e/ou extensos, permitindo então, abordar determinados assuntos de forma completa.

E-Business

E-business é a sigla para electronic business, que em português seria neǵocio eletrônico. O e-business é um modelo de negócio, no qual todo o processo comercial da empresa é feito de forma on-line, ou seja, é um negócio estruturado de forma totalmente digital. Alguns exemplos de e-business são, os streamings e os apps de pedido de comida.  

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de Marketing Digital muito conhecida e utilizada nas empresas. Essa estratégia consiste nos disparos de e-mails, que normalmente é feito através de uma ferramenta de automação. O objetivo com o e-mail marketing é manter uma comunicação e criar um relacionamento sólido com esses leads, além de nutri-los para que se tornem oficialmente clientes da empresa. 

E-mail transacional

O e-mail transacional faz parte da estratégia de e-mail marketing. Este modelo de e-mail é utilizado para dar um posicionamento ao cliente, ao lead ou a um inscrito sobre um assunto de seu interesse, normalmente são e-mails de confirmação de compra, cancelamento, pagamento, confirmação de assinatura, entre outros. Por isso, ele deve ser enviado de forma individual e personalizada para cada pessoa.

Edgerank

Edgerank é o algoritmo desenvolvido pelo Facebook, é ele que determina quais conteúdos serão apresentados no feed de notícias de cada um de seus usuários. Seu papel é filtrar e priorizar as publicações que sejam verdadeiramente relevantes, para isso, ele utiliza 3 fatores para escolher os conteúdos, são eles: afinidade, relevância e tempo. 

Endereço de IP

IP é a sigla para Protocolo de Internet. O endereço de IP é uma sequência numérica, responsável pela identificação e endereçamento dos dispositivos que estão conectados à rede. Ele permite que diferentes redes de computadores se comuniquem entre si, além de garantir que todos os dados enviados aos computadores estejam corretos.  

Endomarketing

Endomarketing ou marketing interno, é uma estratégia que consiste em um conjunto de ações focadas em melhorar a imagem da empresa entre seus funcionários, ou seja, todas essas ações têm como objetivo desenvolver o ambiente de trabalho da empresa, a fim de torná-lo mais saudável, reduzindo o turnover (taxa de rotatividade). Algumas dessas ações são: campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura interna da empresa e políticas de benefícios para os colaboradores.

Engajamento

Engajamento se refere quando um usuário realiza uma ação ativa com um conteúdo em uma rede social. Ações essas que podem ser uma curtida, um clique, um compartilhamento, um comentário, entre outras.

Entrega

A entrega, dentro do contexto de marketing digital, se refere tanto a mensagens como a produtos e serviços, ou seja, quando um e-mail marketing é enviado para um lead ou o serviço que é fornecido para um cliente e é aceito por ele, dizemos que houve uma entrega. 

Erro 404

O erro 404 ou também 404 not found, faz parte dos códigos de status de http. Ele aparece quando o site ou a página buscada pelo usuário, não é encontrada no servidor. Normalmente acontece quando esse usuário tenta acessar um endereço incorreto ou quando a URL da página pesquisada é transferida ou removida pelo proprietário do site.

Extensão de Anúncio

Extensão de anúncio é um recurso que permite adicionar informações complementares de uma empresa nos seus anúncios, como telefone, endereço, site, links, etc. Ao adicionar essas informações, as chances de um usuário clicar no anúncio da empresa, aumentam, isso porque eles acabam ocupando um espaço maior na tela, além das informações contidas nele serem relevantes ao usuário. 

Eye Tracking

Eye Tracking, que em português seria rastreamento ocular, é uma ferramenta capaz de rastrear os movimentos e a posição dos olhos das pessoas. Com isso, é possível entender onde a atenção do usuário se concentra, quanto tempo ele passa ali e qual caminho ele percorre dentro do ambiente digital

F

Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma de gerenciamento de mídia paga do Facebook. Nele é possível criar e gerenciar as campanhas de anúncio que serão exibidos dentro da própria rede e também no Instagram. Seu grande diferencial, é que ele permite a criação de campanhas altamente segmentadas. 

Fee

Fee, Fee Mensal, que em português seria Taxa, é uma mensalidade previamente combinada entre cliente e agência para que seja realizado um conjunto de serviços.

Feed de Notícias

Feed de Notícias também conhecido como News Feed, funciona como uma linha de história, presente na página inicial do Facebook, e que está em constante atualização. Nele contém atualizações de status, fotos, vídeos, links, curtidas, além das páginas e grupos que seus usuários seguem na rede.

Feed RSS

Feed RSS é a sigla para Really Simple Syndication, que traduzido para o português é Distribuição Realmente Simples (algo como “distribuição muito simples”). O Feed RSS trabalha com um tipo de arquivo XML, padronizado, capaz de fornecer as atualizações de um site ou blog dentro de um “feed” semelhante aos utilizados nas redes sociais, ou seja, nele é possível publicar e compartilhar conteúdos.

Feedback

Feedback pode ser traduzido da seguinte forma: alimentar (feed) e volta (back), ou seja, pode ser traduzido como retroalimentação. Existem diferentes tipos e formas de se fazer um feedback, mas basicamente serve para o funcionário receptor entender como o seu comportamento foi interpretado ou recebido por outros de sua equipe, a fim de estimulá-lo.

Floor Pricing

Floor Pricing, traduzido para o português, preço mínimo, é uma estratégia utilizada para conquistar clientes mais sensíveis a preço. Por exemplo, com a estratégia de floor pricing, as margens de lucro são muito pequenas mas podem ser escaláveis a depender da quantidade de serviços que serão prestados.

Formulário de Conversão

Formulário de Conversão é um tipo de formulário, no qual o visitante preenche os campos disponíveis com seus dados pessoais (normalmente nome, e-mail e número de telefone), com o intuito de receber algo em troca, que seja de seu interesse, como receber um material, assinar uma newsletter, pedir um orçamento, entre muitas outras finalidades. Além disso, esse visitante passa a se tornar um lead da empresa após sua conversão no formulário.    

Freelancer

Freelancer, também conhecido como Freela, que traduzido para o português é trabalhador autônomo, é um profissional liberal. Um Freelancer presta seus serviços para uma empresa ou pessoa, mas sem possuir nenhum vínculo empregatício com a mesma. 

Frequência

De acordo com o dicionário de Oxford, frequência é a repetição periódica ou costumeira de algo, e dentro do Marketing Digital esse conceito não é diferente. Dentro do ambiente digital, seria postagens de conteúdos nas mídias sociais ou artigos para blog, por exemplo, mas sempre mantendo a frequência.  

Fundo do Funil

O fundo do funil é a última etapa do funil de marketing e vendas. É nesta etapa que o lead está pronto para ser abordado pelo time de vendas, ou seja, esse é o momento ideal para apresentar uma proposta comercial para ele. As chances do lead de fundo de funil fechar uma venda são altas, isso porque ele já conhece muito bem o produto/serviço da empresa, sabe bem que possui uma necessidade, e também reconhece os benefícios que obterá ao comprar.

G

Gatilho de e-mail

Gatilhos de e-mail é uma configuração, normalmente encontrada em uma ferramenta de marketing, que é capaz de enviar uma mensagem para um usuário, lead ou cliente, após uma ação efetuada. Por exemplo, um visitante preenche um formulário para receber um e-book gratuito, após sua conversão, ele recebe um e-mail automático com o material.    

Gerador de Personas

Gerador de Persona é uma ferramenta que permite a criação e a visualização da persona ideal para a empresa. Normalmente, a persona é gerada através das respostas às perguntas feitas pela ferramenta.

Geração de leads

Geração de Leads é uma estratégia que está presente no início da metodologia do Inbound Marketing, e existem diversas maneiras de utilizá-la. Seu principal objetivo é atrair visitantes para algum canal digital, que tenha o perfil de cliente ideal da empresa, através de algo que seja relevante e de valor para eles. Assim, esses visitantes que se tornam leads, passam a ser uma oportunidade de negócio para a empresa.  

Go-To-Market

Go-to-market é uma estratégia, que engloba um grande conjunto de ações e decisões voltadas para o lançamento, a promoção e a venda de um produto ou serviço. Essa estratégia visa o posicionamento ideal do produto ou serviço no mercado, a fim de garantir que ele atinja o público certo da forma desejada, gerando um maior número de receita e lucratividade.       

Google Ads

Google Ads é o novo nome da plataforma do Google, que antigamente era chamado de Google Adwords. O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Ela lidera o mercado de Mídia Online, desde de 2001, além de ser a maior ferramenta de links patrocinados da internet. Através do Google Ads, é possível criar anúncios de pesquisa e de display nas seguintes plataformas: Youtube, Gmail e Play Store. 

Google Analytics

O Google Analytics é uma das plataformas do Google, que serve para coletar e analisar dados, além de monitorar o comportamento dos usuários no app e/ou site de uma empresa. Tudo isso é oferecido de forma bem completa e até mesmo gratuita. O Google Analytics coleta essas informações por meio de códigos de rastreamento e organiza essas informações em diversos relatórios.

Google Hummingbird

O Google Hummingbird foi uma atualização importante que o Google fez no seu algoritmo em 2013. Esse novo mecanismo permite que o motor de busca, encontre e entregue informações verdadeiramente relevantes para seus usuários, isso porque, com essa atualização, as respostas de pesquisa não são mais baseadas somente em palavras-chave e sim em outros fatores, como localização e buscas anteriores do usuário para classificação das páginas na página de resultados. 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, que permite às empresas serem facilmente encontradas, além de gerenciarem a maneira como elas desejam ser exibidas nas buscas do Google e do Google Maps. Com ele é possível disponibilizar informações como localização, horário de funcionamento e de pico, produtos, serviços, fotos, avaliações, entre outras. A otimização do perfil da empresa na ferramenta é importantíssima para garantir bons resultados. 

Google Panda

O Google Panda foi uma atualização feita no algoritmo do Google, em 2011. Ela veio para acabar de vez com o content farm (tradução livre, fazenda de conteúdo) e penalizar sites que praticavam keyword stuffing (excesso de palavras-chave) em suas páginas. Como consequência dessas penalizações feitas pelo algoritmo, sites que realmente possuíam conteúdo de qualidade passaram a ser priorizados e começaram a ganhar bons posicionamentos. O objetivo principal com essa atualização, era entregar aos usuários respostas de pesquisas que melhor atendiam à eles, ou seja, de qualidade e completas.   

Google Penguin

O Google Penguin foi uma atualização lançada pelo Google, em abril de 2012. Seu objetivo era verificar a qualidade dos links para melhor posicionar as páginas dentro do próprio motor de busca. Visando punir estratégias anti-éticas como Link Farm, que consiste em criar várias páginas e linkar para um mesmo texto âncora, a criação de Private Blog Network (PBN) que basicamente é a afiliação de vários blogs criando links entre si, e claro, o Black Hat SEO. 

Google Tag Manager

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, que permite aos seus usuários, atualizar e gerenciar todas as tags de um site ou app em um só lugar, além de monitorar as ações de marketing, garantindo que seja da forma mais simples e inteligente.

GRP

GRP é a sigla para Gross Rating Point, na tradução literal é Ponto de Classificação Bruto, ou seja, se refere aos Pontos de Audiência Bruta. O GRP seria a audiência total de uma campanha ou anúncio de marketing.

Growth Hacker

Growth Hacker ou Growth Hacking, em tradução literal significa Hacking de Crescimento. É um termo criado por Sean Ellis, que foi um especialista em gerar métodos inovadores capazes de fazer startups crescerem de forma acelerada. E hoje, o Growth Hacker se tornou um cargo totalmente focado no crescimento, por isso, todas as suas ações são de acordo com o potencial de impacto sobre o crescimento escalável da empresa.

Guest Post

Guest post, que em português significa Postagem de Convidado, é uma estratégia que visa publicar artigos de redatores parceiros. Essa estratégia tem como objetivo fortalecer a estratégia de link building, assim como aumentar o alcance e dar maior visibilidade a ambos os parceiros.

H

Hard Bounce

Hard Bounce é uma classificação que invalida o lead permanentemente na ferramenta de Marketing. Existem dois motivos para o lead se tornar inválido, sendo eles o endereço do e-mail do lead não existe ou foi digitado incorretamente e o servidor de e-mail do lead bloqueou o recebimento dos e-mails da empresa.

Hashtag

Hashtag é o termo associado ao uso da cerquilha (#) indexado antes das palavras, frases ou expressões. O uso da Hashtag permite identificar e focar a atenção do usuário no assunto ou discussão principal, nas plataformas das redes sociais. 

Head Tail KeyWord

Head Tail KeyWord, que em português significa Palavras-chave da Cauda Curta, se refere às palavras-chave mais gerais, sem muitas especificações de pesquisa. Normalmente elas são compostas por uma ou até duas palavras. E por se referirem a termos amplos, o número de pesquisas com head tail keyword normalmente são muito maiores. 

Heading Tags (H1, H2, H3, ..)

Heading Tags são recursos de programação em HTML, elas têm como objetivo marcar os pontos em destaque dos conteúdos em formato de texto. Para os mecanismos de busca, utilizar essas heading tags de forma correta, são importantes para um bom rankeamento, isso porque elas permitem ao usuário uma leitura mais fluida e com excelente escaneabilidade.

Heavy Users

Heavy Users, que em português seria usuários pesados, se refere a consumidores que fazem o consumo fiel e copioso de um produto ou serviço. São verdadeiros potenciais consumidores de uma marca.

Hiperlinks

Hiperlinks são links usados nos artigos de blog e que servem para trafegar os visitantes de uma parte da página a outra ou de uma página a outra, podendo ser do mesmo site ou não. É possível encontrá-los em formatos de texto, imagem ou botão. Os hiperlinks devem sempre direcionar os visitantes para outro conteúdo que esteja relacionado ao assunto do texto anterior, ou, que seja relevante dentro daquele assunto abordado.  

Holding

Holding é um termo de origem inglesa que vem do “to hold” e que traduzido para o português seria, controlar, manter ou segurar. Uma holding se refere à companhia que possui participações acionárias em outras empresas, ou seja, que têm o seu capital formado pela maioria de ações de outras empresas, exercendo controle e gestão sobre elas. 

HTML

HTML é a sigla para HyperText Markup Language, que em português seria Linguagem de Marcação de Hipertexto. O HTML é uma linguagem de marcação utilizada na programação e construção de páginas na Web, ele fornece a estrutura básica do site, para que depois ele possa ser aprimorado e modificado por outras tecnologias como CSS e JavaScript. O HTML pode ser considerado a espinha dorsal da web.

HTTP

HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, que traduzido para o português seria Protocolo de Transferência de Hipertexto. O HTTP é um protocolo na qual permite que os usuários insiram a URL de um site na Web, e assim consigam ver os conteúdos e informações que nele existem. 

HTTPS

HTTPS é a sigla para Hypertext Transfer Protocol Secure, que em português seria Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. O HTTPS é uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo TLS/SSL. É uma versão mais segura (criptografada) do HTTP, isso porque ela permite que os sites gerem uma conexão segura entre navegadores e servidores, garantindo a confiabilidade e a integridade entre os usuários e os sites que eles acessam.

I

ICP

ICP é a sigla para Ideal Customer Profile, que em português significa Perfil de Cliente Ideal. Um ICP é um conjunto de características em comum das pessoas com maior potencial para fechar negócios, sendo considerado o tipo de consumidor que mais se beneficiaria com o produto ou serviço de uma empresa. O ICP tem como objetivo direcionar os esforços de Marketing e Vendas para um perfil de cliente que vê mais valor no produto ou serviço e têm menos objeções para fechar uma venda, garantindo então, melhores resultados. 

Identidade Visual

Identidade visual ou identidade de marca, é o termo utilizado para identificar tudo o que é relacionado à uma marca. Ela é composta por elementos visuais como o nome da marca, logotipo, paleta de cores e estilo de tipografia, tudo isso, com o objetivo de transmitir uma imagem de marca única às pessoas. Um bom exemplo de uma identidade visual muito bem estabelecida é o McDonalds, quando pensamos nessa marca, logo nos remetemos à escrita amarela com fundo vermelho, nos levando em seguida a lembrar dos mais variados produtos que a empresa oferece. Esse é o objetivo da identidade visual.

iFrame

iFrame é a abreviação para Inline Frame, que numa tradução literal seria quadrado embutido. E é tecnicamente isso o que esse termo representa, o iFrame é uma tag ou etiqueta em um documento HTML que possibilita a inserção de outro documento HTML dentro do primeiro, ou seja, ele permite que, a partir de uma página inicial, seja possível abrir uma seção de outra página. 

Inbound Marketing

Inbound Marketing é o conjunto de táticas de marketing voltadas para a atração de clientes. Por isso, a metodologia é também chamada de marketing de atração. Essa abordagem difere do marketing tradicional, ou Outbound Marketing, por meio do qual a empresa ativamente vai atrás do cliente. Por outro lado, no Inbound, seu cliente é que busca você.

Infográfico

Infográfico ou Infografia são conteúdos altamente visuais e que utilizam tanto os textos verbais, quanto os não verbais. Seu principal objetivo é transmitir conceitos complexos de forma simples e visual de modo que o leitor entenda o que está sendo informado ali. Normalmente os infográficos são encontrados em formatos textos, imagens, gráficos, sons, ícones e outros tipos de mídia.

Instagram

Criado por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger em 2010, é a segunda maior mídia social da Meta, e está apenas atrás do Facebook. O Instagram é um aplicativo gratuito de compartilhamento de imagens e vídeos. Com ele, é possível tirar fotos e gravar vídeos, aplicar filtros e compartilhar com todos os seguidores que possuir dentro da rede.

Inteligência Artificial (IA)

Inteligência Artificial, também conhecida como IA, é o campo científico da informática que tem como foco a criação e desenvolvimento de máquinas, capazes de pensar como os seres humanos. Ela é desenvolvida para ter a capacidade de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir logicamente sobre os fatos.  

J

JavaScript (JS)

JavaScript é uma linguagem de programação de alto-nível, criada em 1996, Ela possibilita aos desenvolvedores, criarem sites interativos na web. Grande parte da dinâmica que vemos nas páginas da web é devido ao JavaScript, que aumenta os controles e comportamentos padrão de um navegador. O uso do JavaScript inclui pop-ups, call-to-action, criação de senha de segurança, formulários de contato, páginas de login, carrinhos de compras, entre muitas outras possibilidades. Além disso, o JavaScript é um elemento essencial para o design responsivo, isso porque ele utiliza o mesmo código para computadores e dispositivos móveis, tornando a experiência do usuário (UX) perfeita.

Jornada do Cliente

Jornada do cliente, ou jornada de compra, é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Normalmente, ela é representada por quatro etapas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”. Os conteúdos criados e a maneira como a empresa se comunica com esses clientes em potencial forem feitas de forma estratégica, com certeza tornará a jornada de seus clientes mais personalizada e capaz de atrair, educar e transformar esses consumidores.

K

Key Account

Key Account ou KA, em uma tradução livre para o português seria conta chave. Ela se refere às contas ou clientes de uma empresa que tem grande importância para o negócio, isso porque elas impactam nos resultados de formas mais expressivas. A identificação desses Key Account é essencial, pois assim é possível entender que tipo de cliente a empresa deve reter e dar clareza para onde ela deve direcionar seus esforços de marketing e vendas.

KPIs

KPIs é a sigla para Key Performance Indicators, que em português seria, Indicadores-chave de Performance. Eles são utilizados para medir a eficácia das ações, estratégias e medidas adotadas por uma empresa, e se elas estão atendendo os objetivos e metas da organização.

Key Prospects

Key Prospects, em uma tradução livre é cliente potencial chave, é um grupo formado por potenciais clientes que têm mais chances de se tornarem clientes de uma empresa.

Key Visual

Key Visual ou KV, é um design central que representa visualmente toda uma campanha. Seu propósito é apresentar as ideias, fontes e paleta de cores que serão utilizadas no projeto. É importante que o Key Visual apresente de forma clara quais as emoções que ele deverá causar no público, além disso, ele deve ser projetado para ser facilmente reconhecido e memorável.

Keyword Stuffing

Keyword Stuffing que em português é excesso de palavras-chave, é uma técnica de Black Hat SEO, ou seja, é uma má prática de SEO. Essa técnica consiste na utilização excessiva de palavras-chave dentro das páginas de um site, na tentativa de ganhar bons posicionamentos nos motores de busca. Antigamente, quando os algoritmos dos motores eram mais simples, essa técnica funcionava, porém hoje graças às atualizações que eles vêm recebendo, práticas como essa podem levar a punição, sendo uma forma de garantirem que seus usuários recebam conteúdos de qualidade. 

Know-How

Know-How pode ser traduzido para saber como. Esse conceito normalmente é utilizado para nomear um conjunto de conhecimento, habilidades técnicas, práticas, tecnologias e processos organizacionais sobre algum assunto ou área em específico. E que permite o desenvolvimento de produtos ou serviços, além de uma melhor gestão do negócio e de um diferencial competitivo para as empresas e para os próprios colaboradores.

L

Landing Page

Landing Page (LP ‘s) pode ser traduzido para Página de Destino, além de ser conhecida também como Página de Captura ou Página de Aterrissagem. Esse tipo página tem como foco principal incentivar os visitantes a se converterem em leads ou clientes. Nela é utilizado apenas uma call-to-action, evitando distrações por parte dos visitantes e garantindo a conversão desejada. Além disso, nas LP ‘s, o visitante encontrará algo de valor na qual tenha interesse genuíno, como: Acesso a algum conteúdo ou material, como catálogos, estudos de caso, e-books, planilhas, etc. Pedido de orçamento ou contato comercial. Assinatura de newsletters, entre outras. 

Layout

Layout é a maneira como uma página, e-mail ou rede social é desenhada e organizada. O Layout vai depender da criatividade e do conteúdo que conter na plataforma, pensando sempre na melhor experiência para o usuário, tornando-a atrativa e intuitiva.

Lead

Lead é o visitante de um site ou página web, que fornece seus dados de contato para a empresa, como nome ou e-mail. Ao fornecer esses dados, esse visitante demonstra interesse em algo que a empresa pode oferecer, e por esse motivo, ele se torna uma oportunidade de negócio para a empresa.  

Lead qualificado

Lead Qualificado é a pessoa que possui todas as características de um cliente em potencial, isso porque ele demonstra interesse nos conteúdos, nos produtos e serviços que o negócio oferece, além disso, ele atende a todos os critérios estabelecidos no SLA. Leads qualificados tem uma forte tendência em fechar negócios.

Lead Scoring

Lead Scoring é uma forma de classificar leads por meio de pontuação, a fim de identificar os que estão mais propensos ou não a fechar uma compra. Normalmente para pontuar um lead, são utilizados dois fatores, são eles: o nível de engajamento do lead com os conteúdos da empresa e o quanto o perfil dele se encaixa no ICP. Mas isso vai de acordo com a necessidade de cada empresa para entender quais são seus melhores contatos ou não. 

Lead Tracking

Lead Tracking significa rastreamento de lead, e essa é umas das funcionalidades da ferramenta de Automação de Marketing. Através dela, as empresas conseguem monitorar todas as visitas e atividades que os leads realizam em seu site, além dos ativos de conteúdo, como e-mails. Ele também possibilita personalizar ofertas, segmentar Leads e otimizar o trabalho dos times de Marketing e Vendas.

LGPD

LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ou Lei nº 13.709, é uma lei que foi sancionada em 2018. Ela estabelece um conjunto de regras que servem para orientar como indivíduos, empresas e entidades devem coletar, tratar, armazenar e compartilhar dados pessoais. A LGPD se aplica a qualquer pessoa, seja natural ou jurídica de direito público ou privado que realize o tratamento de dados pessoais, online e/ou offline.

Light User

Light User, em português usuário leve, é o termo contrário a ideia do Heavy User. Um Light User é aquele usuário eventual, periódico de algum produto ou serviço de uma empresa. Mesmo que ele não faça uso fiel e recorrente do produto/serviço, ele ainda deve ser levado em consideração nas estratégias gerais da empresa. 

Link Building

Link Building é uma estratégia de SEO. Essa estratégia visa a construção de backlinks, ou seja, uma rede de links que apontem para um site/página de forma natural ou não. O objetivo com essa prática é ganhar relevância, popularidade, se tornar referência para os motores de busca, gerar mais tráfego, além de obter um melhor posicionamento e melhorar o ranqueamento do site ou da página. 

LinkedIn

O Linkedin é a maior rede social voltada para o mundo profissional, ela conta com com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios. Desenvolvida em 2002 e lançada em 2003 por Reid Hoffman, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly e Konstantin Guericke. No Linkedin, é possível encontrar conexões de negócios, oportunidades de emprego, além de poder compartilhar conhecimentos e experiências. Essa plataforma oferece um vasto potencial para expandir o networking e a influência de uma pessoa no mercado.

Links Dofollow

Links Dofollow ou simplesmente links follow, é uma estratégia de SEO. E funciona da seguinte forma: ao inserir um link externo com dofollow em uma página, os motores de busca como o Google, entendem que há uma relação de confiança ali. Isso permite aos buscadores apontarem de volta para o site ou página. Com essa estratégia é possível fortalecer e aumentar a autoridade de uma página, ao mostrar para os buscadores que outros sites, blogs e posts estão linkando para ela.

Links Externos

Links Externos são aqueles que direcionam os usuários para domínios diferentes, seja para outros sites (link de saída) ou links de outros sites que apontam para o seu (backlinks). A estratégia para conquistar esses links externos é chamada de Link Building, sendo considerado um fator essencial do SEO Off Page.

Links Internos

Links internos são links em um site que apontam para outro artigo ou página do próprio site, incluindo subdomínio e subdiretórios. As estruturas de links internos e a arquitetura de um site são fatores importantíssimos para a otimização do SEO on page. Além do mais, os links internos ajudam os robôs dos mecanismos de pesquisa a identificar novas páginas, estabelecer uma relação entre elas, determinar a autoridade e a relevância do seu domínio e, especialmente, compreender a estrutura do site.

Links Nofollow

Links Nofollow ao contrário dos Links Dofollow, são os links que possuem uma modificação no código HTML (a tag “nofollow” junto ao link), que indica ao Google que ele não deve segui-lo, ou seja, o site referenciado deixa de ganhar toda a autoridade que poderia. Embora esses links não impulsionam o ranqueamento, ainda assim são importantes para os sites.

Link Patrocinado

Links patrocinados basicamente são anúncios em formato de texto (link). O objetivo dos links patrocinados é aparecer nos primeiros resultados da pesquisa de buscadores como o Google. Para identificá-los basta fazer uma pesquisa, se no topo dos resultados aparecem alguns sites em destaque com a identificação Anúncio, trata-se de um link patrocinado. 

Lista de e-mails

Lista de e-mail é aquela que contém dados e informações dos clientes, leads e prospects de uma empresa, dados esses como e-mail, nome, endereço, número do telefone, número do celular, entre outras. Essas informações normalmente são coletadas através de ações de captura de Leads ou alguma outra estratégia. As empresas utilizam essa lista na estratégia de e-mail marketing, a fim de manter um relacionamento com sua base de contatos, oferecer conteúdos, produtos e serviços, e aumentando vendas.

M

Machine Learning

Machine Learning, traduzido para o português é aprendizado de máquina. Consiste em uma área da Inteligência Artificial (IA) e da ciência da computação que utiliza um grande volume de dados e algoritmos, a fim de imitar a maneira como os humanos aprendem.  As máquinas são capacitadas para identificar padrões em dados e, a partir disso, aprendem a reconhecer padrões e tomar decisões.

Mailing

Mailing significa enviar cartas — ou mensagens — para os seus contatos, já no âmbito do marketing digital é uma estratégia de comunicação usada por empresas para o envio de e-mails. Com ele, é possível criar conteúdos cada vez mais personalizados para clientes, prospects, leads e, até mesmo, quem já não compra com você por muito tempo.A finalidade com esses contatos, pode ser desde gerar um relacionamento, até vender um produto ou serviço.

Mapa de Calor

Mapa de calor, também conhecido como Heatmap é uma ferramenta que utiliza uma representação gráfica, para mostrar em quais pontos de um site houve maior interação por parte dos visitantes, tornando possível entender onde a atenção e o tempo dessas pessoas se concentram por maior tempo. Esse gráfico leva em consideração por onde o mouse passou/ ficou parado por mais tempo, além de cliques, rolagem da página, entre outros pontos importantes.

Marca

Marca é tudo o que identifica e individualiza uma empresa, um produto, um serviço ou até mesmo uma pessoa. A marca tem como objetivo despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com o seu público. Ela pode ser representada a partir de suas cores, logotipo, tipografia, jingle e até mesmo pelo cheiro, ou seja, toda característica que a torna única pelo seu público. 

Market Growth Rate

Market Growth Rate em português é Taxa de Crescimento do Mercado, é a taxa referente ao crescimento do mercado em que uma empresa atua no período anual (em um ano). O Market Growth Rate possibilita que as empresas tenham visão do tamanho da oportunidade que elas têm. Para calcular divida vendas totais no mercado deste ano / vendas totais no mercado no ano passado, o resultado será igual a taxa de crescimento do mercado (%).

Market Share

Market Share, em português Quota/Participação de Mercado, é a porcentagem das vendas ou receitas totais de uma empresa em relação às vendas ou receitas totais de seu segmento de atuação. Ou seja, a fração do mercado que essa empresa controla. Para calcular o Market Share, divida o valor total de vendas ou receita da empresa em um determinado período (trimestre, semestre, ano) pelo total em vendas/receita gerado pelo setor como um todo naquele mesmo período.

Marketing

Marketing é uma ciência composta por um grandioso conjunto de estratégias e ações. O Marketing tem o papel de gerar valor sobre um produto, serviço, pessoa ou sobre a própria marca. Além disso, ele serve para adequar a produção e oferta das mercadorias ou serviços de uma empresa, às necessidades e preferências de seus consumidores. Tendo como principal resultado de suas ações, conquistar e fidelizar clientes. 

Marketing Afiliado

Marketing de Afiliados é uma relação entre uma empresa produtora/vendedora e um afiliado. Essa relação funciona da seguinte forma: a pessoa que se inscreve no programa de afiliado tem a função de divulgar e impulsionar as vendas do produto ou serviço oferecido pela empresa, a cada venda realizada, esses afiliados passam a ganhar comissões por elas. 

Marketing Analytics

Marketing Analytics é uma vertente do marketing que tem como objetivo coletar e analisar dados para entender padrões, resultados que foram alcançados, avaliar estratégias, tendências que estão no horizonte e auxiliar na tomada de melhores decisões. Empresas utilizam o Marketing Analytics, a fim de alcançar os seus objetivos com marketing.

Marketing Boca a Boca

Marketing Boca a Boca, também conhecido como Buzz Marketing, é uma estratégia que se baseia na indicação de clientes, ou seja, é uma propaganda feita de forma espontânea a respeito de uma marca, produto ou serviço, utilizando essas pessoas como os principais “vendedores” da sua empresa.

Marketing Collateral

Marketing Collateral é uma estratégia que utiliza os recursos de marketing para dar suporte a todo o processo de vendas, tornando-o mais fácil, completo e garantindo que os clientes sejam conduzidos pela jornada de compra de forma correta. 

Marketing de Causa

Marketing de Causa é uma estratégia que consiste na colaboração de uma empresa com fins lucrativos e uma organização sem fins lucrativos. A fim de promover esforços sociais e ambientais, que contribuam na comunidade de que fazem parte ou que necessitam de atenção.

Marketing de Comunidade

Marketing de comunidade ou community marketing, é uma estratégia que tem como foco central, o fortalecimento do relacionamento entre marca e clientes, através de ações como criação de fóruns online e a realização de eventos presenciais. O Marketing de Comunidade funciona porque ele satisfaz uma necessidade inata humana, que é o sentimento de pertencimento.

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital. Seu objetivo principal é produzir, distribuir conteúdo relevante, valioso e consistente para atrair, engajar e reter o público-alvo. Essa abordagem visa estabelecer autoridade para o negócio, construir relacionamentos,influenciar o comportamento do consumidor de forma positiva e promover uma marca ou produto. 

Marketing de Exclusividade

Marketing de Exclusividade, é uma estratégia de marketing totalmente baseada na escassez. Ou seja, a intenção aqui é colocar a persona em uma posição privilegiada, despertando seu interesse mostrando que o produto, serviço, oferta, conteúdo está disponível somente para ela ou para um seleto grupo de pessoas.

Marketing de Experiência

Marketing de Experiência é uma estratégia, em que a marca busca promover boas experiências aos seus consumidores, gerando sensações positivas em relação a ela. Essa estratégia faz toda a diferença na jornada de compra, e pode ser aplicada em diversos contextos como uma navegação rápida e objetiva em seu e-commerce, ou ações que surpreendam seu público. E não existem limites, quanto melhor a experiência oferecida, mais propensos a novas compras, seus consumidores se tornarão. 

Marketing de Influência

Marketing de Influência, ou Influencer Marketing, é uma estratégia que tem sido muito utilizada pelas empresas no meio digital. A ideia é utilizar a influência que uma pessoa ou mais (influencers) exerce sobre um público específico que a marca deseja atingir, a fim de criar uma ponte entre a marca e o público. Ao criar essa relação da figura do influenciador com imagem da marca, é possível obter bons resultados como adquirir novos clientes, gerar valor e confiança. 

Marketing de Luxo

Marketing de Luxo é uma estratégia totalmente voltada para um mercado que dificilmente estará em crise, e justamente por isso, é necessário ações de marketing e experiências de compra bem diferenciadas. O marketing de luxo trabalha na geração de valor percebido sobre a marca e utiliza a precificação para valorizar os elementos intangíveis do produto ou do serviço oferecidos, e por esse motivo, dificilmente se falará sobre preços, conveniência, comparações ou sobre qualquer outro valor popular. 

Marketing de Nicho

O Marketing de Nicho foca em um público menor e segmentado e que tenha distinções o suficiente, para que se trabalhe com as especificidades dele. Algumas das principais vantagens dessa estratégia são redução de custos com divulgação, menor concorrência e por consequência competitividade, além da fácil adaptação à audiência. 

Marketing de Performance

Nessa estratégia de marketing, o data driven tem seu pódio estabelecido em primeiro lugar, ou seja, todas as ações e estratégias, são baseadas em dados. Isso garante melhores resultados e a otimização dos investimentos. 

Marketing de Proximidade

O conceito de Marketing de Proximidade faz jus ao seu nome. Essa estratégia utiliza a localização de pessoas, identificadas pelo GPS, sinal de wi-fi ou Bluetooth, a fim de promover ofertas e anúncios da empresa em que esteve próximo. Na prática, um bom exemplo é o Walmart, que ao chegar à loja, o cliente recebe uma notificação pelo aplicativo sobre a localização do produto nas prateleiras.

Marketing Digital

Marketing Digital engloba diversas estratégias e ações, com o propósito de promover marcas, produtos, serviços ou até mesmo pessoas dentro do ambiente online. O Marketing Digital possibilita o uso de diferentes canais digitais e métodos, que permitem a análise dos resultados em tempo real, além disso permite também que as empresas se comuniquem com seu público de forma direta, personalizada e no momento certo. Dentre suas principais estratégias estão: SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Marketing Indireto

É bem provável que você já tenha se deparado com o Marketing Indireto. Também conhecido como Marketing Invisível, essa estratégia utiliza divulgações mais sutis e bem discretas. Por esse motivo, não se parece com uma propaganda, assim, o consumidor não a percebe mas também não a rejeita, ficando com aquela lembrança guardada no inconsciente. Esse tipo de Marketing é muito comum em filmes, séries, novelas e vídeos. 

Marketing Integrado

Marketing Integrado é uma estratégia que visa sincronizar todas as áreas da empresa ao marketing a fim de entregar a melhor experiência aos seus consumidores. Isso quer dizer que, de nada adianta prestar um excelente serviço se o seu atendimento for ruim e grosseiro, ou ainda, não adianta vender produtos de ótima qualidade se a política de devolução não funciona, de modo que seu consumidor precise passar horas e horas no telefone. A implementação dessa estratégia é essencial para a construção de percepção dos consumidores quanto a sua marca. E claro, não se esqueça de manter uma comunicação padronizada e alinhada em todos os seus canais.

Marketing Institucional

Marketing Institucional é uma estratégia de Marketing, que visa trabalhar a identidade da empresa, ou seja, seus valores, sua cultura, missão, visão, entre outros. O objetivo com essa estratégia é mostrar ao público e também aos funcionários da empresa, que sua marca, vai muito além de seus produtos e serviços, é fazer com que ela seja lembrada quando se tratar de assunto na qual é especializada, transmitindo todos os seus atributos, comportamentos e filosofia.

Marketing Personalizado

Marketing Personalizado é uma estratégia que visa valorizar a experiência do cliente. Essa estratégia utiliza a coleta de dados para entender melhor sobre os gostos, hábitos e comportamentos de seus consumidores, tornando possível oferecer uma experiência de marketing personalizada e otimizada para cada um deles. E ao coletar esses dados, as empresas conseguem identificar padrões para direcionar clientes em potencial de forma mais eficaz.

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal é como o próprio nome diz, ele consiste em uma estratégia voltada para construir e propagar uma imagem positiva de uma pessoa. Bons exemplos dessa estratégia são os políticos e os atletas, os políticos desejam ganhar votos, e os atletas desejam ser patrocinados, então, para que eles consigam o que querem, o Marketing Pessoal é uma peça fundamental.  

Marketing Proativo

Sabemos que uma pessoa proativa faz muito além do que precisa ser feito. E a ideia do Marketing Proativo é exatamente essa. O Marketing Proativo, se baseia em antecipação, ou seja, ele basicamente trabalha para criar e provocar o desejo no consumidor, sem antes mesmo dele pensar que tem uma necessidade pelo produto ou serviço de uma marca. Um ótimo exemplo disso é a Apple, que antes mesmo de lançar os seus produtos no mercado, já existe uma alta demanda e grande desejo pelos produtos. 

Marketing Promocional

Marketing Promocional é uma estratégia que utiliza da distribuição de brindes e amostras grátis, criação de descontos e ofertas para fazer com que seu público se conecte mais com a marca, a fim estimulá-los a compra.

Marketing Reativo

Diferente do Marketing Proativo, o Marketing Reativo mantém sua posição de segurança garantida. Isso porque, ele espera que uma demanda ou necessidade de seu público surja, para que depois trabalhar na criação e desenvolvimento de um produto ou serviço. 

Marketing Sazonal

Marketing Sazonal é uma estratégia que visa o aproveitamento de determinados períodos e datas do ano, a fim de atingir seu público-alvo e gerar mais vendas.

Marketing Sensorial

O Marketing Sensorial se baseia em criar boas experiências aos seus clientes, por meio de seus sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição). É uma estratégia muito interessante, que pode ser trabalhada na marca como um todo, mas também em um produto ou serviço específico. Bons exemplos de marcas que utilizam o Marketing Sensorial são a mmartan e Melissa. 

Marketing Tradicional

O Marketing Tradicional consiste em fazer toda a comunicação de uma marca, por meio de canais offline como televisão, rádio, impressos, jornais, entre outros. Muito se pensa, que o Marketing Tradicional já morreu e que suas estratégias não funcionam mais, porém, deve-se estudar e analisar onde está seu mercado consumidor, para definir onde melhor investir seus esforços de marketing. Algumas das vantagens do Marketing Tradicional são a visibilidade, grande alcance, e alcançar pessoas de mais idade.

Marketing Viral

Marketing Viral é uma estratégia que tem como objetivo estimular o engajamento do público de forma espontânea, rápida e exponencial. Uma boa estratégia de marketing viral tem o poder de fortalecer a imagem da marca, produto, serviço ou pessoa vinculada à mensagem viralizada. Mas cuidado! Da mesma forma que é possível fortalecer essa imagem, ela também pode acabar gerando uma crise, por isso, todo o cuidado é pouco e para evitá-lo é necessário entender que cada pessoa possui suas particularidades como: opiniões, crenças, valores, cultura, entre muitas outras questões que devem ser levadas em consideração nessa estratégia de Marketing Viral. 

Material Rico

Material Rico é um tipo de conteúdo que possui textos de caráter informativo e educativo. Normalmente, os textos são mais aprofundados, densos e possuem uma abordagem de temas específicos. Ele é utilizado na intenção de atrair e engajar um público, além de gerar autoridade de marca. Normalmente, um material rico é entregue de forma gratuita, pelas empresas autoras. Alguns exemplos de material são: e-books, infográficos, white papers, webinars, ferramentas, templates, entre outros.

Meio do Funil

Meio do funil é uma das etapas do funil de marketing e/ou vendas, também é conhecido como momento de conversão. As pessoas que se encontram no meio do funil já identificaram seus problemas e necessidades, ou seja, elas estão em busca de uma solução para a situação atual. 

Meta Descrição

Meta Descrição ou Meta Description, é um pequeno resumo do conteúdo que o visitante vai encontrar se acessar uma página. O objetivo principal dela, é atrair o usuário a clicar no link. Ele aparece logo abaixo do título e do link de um site quando pesquisado no Google. A meta descrição de qualquer conteúdo deve ser sempre bem elaborada, isso porque ela possui papel fundamental na estratégia de SEO.    

Meta Tags

Meta tags são códigos HTML, eles ajudam os mecanismos de busca a compreender, avaliar e classificar páginas e sites na web. Ao criar esse código, é possível descrever o conteúdo de uma página para os buscadores, assim, elas fornecem dados, como o título ou o resumo sobre o tema que será abordado. 

Metadados

Metadados também conhecidos como meta informações, são os dados ou pontos de referência entregues às plataformas além dos dados. Eles permitem que os algoritmos entendam do que se trata um site ou página, dessa forma, conseguem catalogar os conteúdos que são publicados.

Metas de Marketing

Metas de marketing são os objetivos que devem ser atingidos em um determinado período de tempo, usadas para gerar leads e oportunidades para o time de vendas, entre outras. Uma meta inteligente deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Métricas de Marketing

Métricas de marketing são indicadores utilizados para monitorar, medir e estabelecer o desempenho das ações, estratégias e campanhas da área de Marketing. Elas são essenciais para esse setor, isso porque elas fornecem dados em tempo real e que podem ser usadas na otimização das ações adotadas pelo time de marketing. Ao utilizar as métricas de forma inteligente, é possível: Entender quais campanhas foram bem-sucedidas; permite verificar se os investimentos destinados à campanha foram aplicados da melhor maneira; entregar dados que auxiliam para a tomada de decisão; identificar os canais oferecem o maior ROI; explicitar os gastos de marketing e as alocações do orçamento da campanha; aprimorar as estratégias e maximizar as conversões de leads.

Micromarketing

Micromarketing é uma estratégia de Marketing especialmente desenhada para um grupo-alvo de clientes em um nicho de mercado altamente segmentado, ou seja, essa estratégia considera as características do indivíduo, não mais de um segmento ou nicho. Com uma boa base de dados de cada cliente, é possível criar a personalização de promoções, produtos e serviços. 

Microsite

Microsite pode ser definido de diferentes maneiras como, uma página independente que usa um domínio ou subdomínio diferente do site principal, ou pode ser também sites pequenos. Mas sua função é sempre a mesma, um microsite tem como objetivo transmitir apenas uma única mensagem o que difere do site diário da empresa, ou seja, ele pode ser utilizado para promover um produto, um serviço, uma promoção, um evento, entre outras, e por esse motivo, muitas das vezes esses microsites são temporários, mas que podem ser utilizados pelo tempo necessário.

Mídia espontânea

Mídia espontânea é um tipo de conteúdo que não é criado pelas empresas, mas sim pelos clientes, promotores, imprensa, fãs e consumidores. Isso acontece quando a marca não precisar pagar por esse conteúdo ou pagar para criá-lo. A mídia espontânea pode ser uma opinião sobre qualquer coisa relacionada a uma marca, como um produto, um serviço, um evento, sua experiência, etc. Além disso, ela pode ser produzida em diferentes formatos, como vídeo, imagem, texto, áudio, etc. 

Mídia Paga

Mídia Paga é uma estratégia que consiste em impulsionar materiais diversos, como ofertas e posts, em diversos meios digitais. Essas mídias podem aparecer em diversos formatos como banner, texto, link, imagem, vídeo, entre outros. A finalidade dessa estratégia é aumentar o alcance do negócio, atingir determinados objetivos e conquistar resultados em um período menor.

Midjourney

Criado em 12 de julho de 2022 por David Holz, o Midjourney é uma inteligência artificial (IA) que cria imagens de alta qualidade a partir de descrições textuais. Ela é capaz de interpretar qualquer pedido do usuário e convertê-lo em uma representação visual criativa. Para ter acesso à plataforma, é necessário possuir uma conta no Discord. 

Mix de Marketing

Mix de Marketing também conhecido como os 4P ‘s do Marketing, refere-se à combinação cuidadosa e projetada de estratégias e práticas que uma empresa utiliza para impulsionar os negócios e a promoção bem-sucedida de seu produto ou serviço. Os 4P ‘s consistem em: Produto, preço, promoção e praça, mas que pode ser estendida para mais 3P ‘s, pessoa, percepção e processo. 

Mobile First

Mobile First em uma tradução literal seria móvel primeiro, o que quer dizer que ao criar um sites e/ou páginas, os usuários de celulares e tablets devem ser priorizados, ou seja, deve-se priorizar a adaptação para esse tipo de dispositivo. Quer dizer que todo o projeto, desenvolvimento e funcionalidade de um site ou página é pensado para o mobile e depois adaptado para o desktop.

Mobile Marketing

Mobile Marketing é uma estratégia que tem como objetivo interagir, relacionar e educar um determinado público através das funcionalidades dos dispositivos móveis como celulares, tablets e outros aparelhos mobile.

Modelo de negócio

Modelo de Negócio é utilizado para facilitar o entendimento completo de um negócio. Ele define como uma empresa desenvolve seus produtos e serviços, como ela os entrega a seu público e como recebe os pagamentos. É a base de qualquer empreendimento que vise o lucro, a construção de ativos e a geração de valor para a marca. 

Motores de busca

Motores de busca são sistemas encarregados de pesquisar arquivos armazenados em servidores da Internet. São utilizados para encontrar os mais diversos tipos de informações dentro da internet, sejam elas em texto, imagem, vídeo ou algum outro formato popular como notícias, por exemplo.

MQL

MQL é a sigla para Marketing Qualified Lead e que pode ser traduzido como Lead Qualificado de Marketing. O MQL é uma categoria que representa o momento em que um lead reconhece os problemas e necessidades ele possui, além de claro, estar em busca de uma solução, que pode ser a que sua empresa oferece. Por isso, as chances de um lead dessa categoria fechar uma venda são altas! 

MVP

MVP é a sigla para Minimum Viable Product, que em português quer dizer Produto com Mínima Viabilidade. Esse tipo de produto é utilizado para validar novas ideias de negócio com eficiência. Em outras palavras, as startups liberam um MVP para o mercado sem ainda refinar várias funcionalidades, com o intuito de receber feedbacks e entender se o produto faz sentido para seus consumidores da forma como pensaram.

N

Native Ads

Native Ads pode ser traduzido como anúncio nativo ou também publicidade nativa. Native Ads é um tipo de anúncio digital, mas a grande diferença dele para os demais, é que ele consegue assumir as formas e a função da plataforma em que é exibido, ou seja, ele se camufla dentro da plataforma. Além disso, o Native Ads é relativo à experiência do usuário, já que não interrompe sua navegação e tem aparência semelhante ao ambiente em que está. 

Neuromarketing

Neuromarketing, como você já deve ter imaginado, é a junção de duas palavras, neuro e marketing. Neuromarketing consiste em uma área da ciência que busca entender e compreender quais fatores influenciam um consumidor na sua decisão de compra. 

NPS (Net Promoter Score)

NPS é a sigla para Net Promoter Score, que na tradução para o português quer dizer Pontuação Líquida do Promotor. O NPS é uma metodologia de Pesquisa de Satisfação, que mede a probabilidade do seu cliente ser um Promotor, um Detrator ou Neutro em relação à sua marca. Além disso, essa metodologia também permite que empresas entendam e analisem como está sendo a experiência de seus clientes, além de trazer insights valiosos que auxiliem na melhoria de qualquer fator interno da empresa.

Nutrição de Leads

A Nutrição de Leads consiste na criação e construção de um relacionamento entre marca e leads através do envio de conteúdos relacionados aos que ela já tenha demonstrado algum interesse anterior. Muitas empresas se prendem somente ao e-mail marketing para fazer a nutrição da base, mas é necessário pensar de forma estratégica, entendendo em quais canais seu público-alvo está mais presente e em quais eles preferem manter contato com a empresa.

O

Onboarding De Clientes

Onboarding é um processo de Implementação Orientada, executado pelo time de sucesso do cliente. Este processo orienta os novos clientes na implementação de um serviço ou produto, garantindo que façam o melhor uso e proveito daquilo que foi contratado/comprado, extraindo todas as vantagens e benefícios.

Onboarding De Colaboradores

Onboarding é o processo que tem como finalidade a integração de um novo colaborador na empresa. No Onboarding, é possível apresentar os produtos e serviços oferecidos, os processos internos, os objetivos, as metas, a cultura, os valores, a missão, a metodologia de trabalho, o time, a rotina da empresa e claro sua função e atribuições. 

OPPS (Opportunities)

OPPS é a sigla para Opportunities, que pode ser traduzido como Oportunidades, são leads qualificados que chegam no Pipeline de vendas, prontos para serem abordados pelo time comercial.

Opt-in

Opt-in basicamente é a autorização que o cliente dá para receber conteúdos educativos ou ofertas de uma empresa, normalmente isso é feito através do preenchimento de um formulário no site. Ou seja, o usuário é quem opta por receber essas informações, seja por e-mail, WhatsApp, MSM, etc. 

Opt-in Duplo

Opt-in Duplo ou Double Opt-in basicamente é uma confirmação de duas etapas no processo de cadastro. Normalmente, quando o usuário converte no formulário, é enviado um e-mail com um link de confirmação. Neste caso, é possível apresentar mais informações sobre como os dados disponibilizados pelo próprio usuário serão utilizados e as vantagens de se cadastrar.

Otimização para dispositivos móveis

Otimização para Dispositivos Móveis ou Mobile Optimization, é o termo que se refere ao cuidado de projetar e desenvolver um site ou página para que seja fácil de ler e navegar com um dispositivo móvel. Essa otimização pode ser feita criando um site especialmente para dispositivos móveis ou incorporando um design responsivo no layout dele. Fazer essa adaptação é importantíssimo para o algoritmo de buscadores como o Google, isso porque se não for feita, pode gerar uma queda no posicionamento das pesquisas para dispositivos móveis. 

Outbound Marketing

Outbound Marketing, ou “marketing tradicional”, é uma estratégia de prospecção ativa. Ou seja, a ideia é a empresa ir atrás do cliente e oferecer os serviços ou produtos, gerando um contato amplo e em massa permitindo que um grande público seja atingido pelas suas ações. Por esse motivo, a estratégia de Outbound Marketing, muitas vezes é considerada invasiva.

Overall Cost Leadership

Overall Cost Leadership, que pode ser traduzido como Liderança Global em Custos, é o termo que se refere a distribuição dos custos de produção e como mantê-los o mais baixo possível para liderar um segmento.

P

Pagamento Social

Pagamento Social é uma técnica que consiste no usuário criar e compartilhar uma postagem em uma mídia social, para receber em troca, algo de valor (sem custos financeiros) que uma empresa está ofertando. Essa oferta pode ser um desconto, cupons, material, etc.

Page Title

Page Title, ou título da página em uma tradução literal para o português, é o texto que aparece na aba do navegador quando se está em uma página, ou também, é o título de uma página que aparece aparece em destaque nos resultados de pesquisas nos motores de busca como o Google. Mesmo sendo um texto pequeno, o Page Title tem grande importância para SEO, por isso, deve-se usar palavras-chave de maior relevância. 

Pagerank

PageRank é uma métrica utilizada pelo algoritmo do Google. Criada e desenvolvida em 1995 pelo cofundador do Google, Larry Page, o PageRank é capaz de medir a autoridade de uma página, levando em conta a quantidade e qualidade de links que o site recebe. E vale ressaltar que, o nome dessa métrica vem do sobrenome de Lary, ou seja, não deve ser associado a um algoritmo de páginas.

Pageviews

Pageviews é uma métrica utilizada para contabilizar o engajamento e a interação de usuários com os conteúdos de um site. Isso quer dizer que, toda vez que alguém clica e lê um conteúdo de um site, uma pageview é registrada, ainda assim, mesmo que um usuário recarregue a página que está ou a visite várias vezes, é também contabilizada cada uma dessas ações.

Páginas por visita

Páginas por visita é a média de páginas visualizadas por um único visitante durante um determinado período de tempo.

Palavra-chave

Palavra-chave, ou também Keyword, são termos compostos por uma ou mais palavras. Esses termos se referem às palavras pesquisadas pelos usuários em um buscador. As Palavras-chave é a maneira como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores, a fim de obter respostas que as solucionem.

Palavra chave de Cauda Longa

Palavra-chave de Cauda Longa ou Long Tail Keyword, é o termo que se refere ao uso de três ou mais palavras-chave, criando uma pequena frase que representaria uma busca mais personalizada/específica dos usuários. As Palavras-chave de Cauda Longa tem como finalidade, ranquear um site ou página nas primeiras posições dos motores de busca como o Google, devido ao baixo volume de busca e concorrência. 

Persona

Persona, também conhecida como buyer persona é uma representação semifictícia de um cliente ideal que uma empresa usa para melhor compreender e segmentar seu público-alvo. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, além disso, é possível criar histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Pesquisa de Marketing

Pesquisas de marketing é o processo de coleta, análise, interpretação e apresentação de dados do mercado. O objetivo com essa pesquisa é encontrar soluções para problemas no marketing de uma empresa, além de serem importantes para tomada de decisões.

Planejador de Palavras-Chaves do Google

O Planejador de Palavras-Chaves do Google, é uma ferramenta gratuita e que ajuda a encontrar palavras-chave para campanhas de pesquisa. Ela auxilia na descoberta de novos termos relacionados à empresa, além de ver as estimativas do número de vezes em que eles são pesquisados, e também os custos para segmentá-los.

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico é o processo de definir as metas da organização, as ações serão utilizadas para alcançá-las e com quais recursos é possível contar. Esse planejamento pode ser aplicado em toda a empresa ou em setores específicos, como marketing, vendas, sucesso do cliente, entre outras.

Plano de Marketing

Plano de Marketing é um documento que possui todos os detalhes de uma estratégia de marketing que será implementada por um determinado período de tempo em uma organização. Pode também incluir informações como objetivos, ações, indicadores, análises, campanhas de divulgação a serem realizadas, entre outras que sejam importantes para orientar a empresa.

Posicionamento de Produto

O Posicionamento de Produto é o processo estratégico, que tem como objetivo a criação de uma imagem que uma empresa deseja que seu público-alvo tenha em relação aos produtos ou serviços oferecidos por ela.  

PPC (Pay-Per-Click)

PPC é a sigla para Pay Per Click, que em português quer dizer pago por clique. Esse termo se refere a uma técnica de publicidade online, onde um anunciante coloca sua campanha no Google Ads e/ou Meta Ads, e paga um valor específico cada vez que um visitante clica no seu anúncio.

PQLs (Product Qualified Leads)

Product Qualified Leads ou PQLs pode ser traduzido como Leads Qualificados do Produto. Esse termo se refere aos leads que gostam e utilizam uma versão demo ou gratuita limitada de um produto, e que desejam fazer uma evolução para uma versão mais completa, ou seja, paga. Esses leads se encontram em um momento mais suscetível a compra, podendo ser abordada pelo time de vendas. 

Press Release

Press Release ou RP ou também comunicado de imprensa, se trata de uma matéria que possui formato jornalístico, utilizado para divulgar uma novidade sobre uma organização ou um assunto de interesse do público. Normalmente, os releases são de responsabilidade de assessores de imprensa, assim, são enviados aos veículos de comunicação a fim de despertar o interesse dos jornalistas, obtendo mídia espontânea. Os temas desses comunicados podem ser: um evento; um lançamento de blog; uma promoção; um prêmio; uma notícia sobre um produto ou um serviço; uma parceria; e por aí vai. 

Prova Social (Social Proof)

Prova Social ou Social Proof, no Marketing, é o termo que se refere a ideia seguinte: utilizar um feedback positivo de terceiros em relação a um serviço ou produto que a empresa oferece, a fim de conquistar novos clientes. As pessoas tendem a escutar outras pessoas, isso porque, temos em mente que pessoas como a gente sabem o que seria melhor ou não para nós, se faz sentido ou se vale a pena. Por isso, uma prova social tem grande poder de credibilidade e empatia. Esses feedbacks podem ser: o quanto a solução de uma empresa já serviu para outras pessoas; O quanto uma marca pode causar mais dores de cabeça do que resolvê-las; E o quanto pode facilitar a realização de um desejo.

Público-alvo

Público-alvo ou Target Audience é um grupo específico de pessoas ou empresas que um negócio entende como o principal foco de suas estratégias de marketing e vendas. Isso acontece porque têm maior probabilidade de se interessar pelos produtos ou serviços oferecidos pela marca.

Publisher

Publisher ou em português aquele que publica, em termos de mídia e comunicação, é o profissional ou empresa que exerce como veículo para a publicação de conteúdo.

Q

QoQ (Quarter over Quarter)

QoQ é a sigla para Quarter Over Quarter, que em português quer dizer trimestre a trimestre. O QoQ é uma forma de comparação dos resultados entre trimestres, sendo possível visualizar a evolução das métricas mais importantes neste período de tempo.

QR Code

QR Code é a sigla de código de resposta rápida. Um QR Code é um código de barras bidimensional e que normalmente é representado por uma figura quadrada, com recortes em preto e branco. Sua função é, abrigar links para páginas da web, e na maioria das vezes, ele serve como um redirecionador. Os QR Codes podem ser lidos pela câmera de smartphones mais atuais e também por aplicativos próprios para a leitura desses códigos. 

Qualificação de Leads

Qualificação de Leads é o processo de segmentar e classificar os leads, a fim de entender quais são as boas oportunidades que devem ser abordadas pela equipe de vendas, ou seja, quais são as pessoas mais propensas a comprar da sua empresa, é possível entender também, quais ainda não estão neste momento e quais leads não tem o perfil para serem clientes.

R

Reach

Reach, em uma tradução literal, é alcançar. Esse termo se refere ao alcance, a cobertura e a abrangência de alguma ação de marketing.

Rebranding

Rebranding, em uma tradução literal seria, reformulação. É o termo que se refere às ações estratégicas voltadas para reposicionar e ressignificar uma marca, produto ou serviço que já esteja estabelecida no mercado, ou seja, dar uma cara nova. Além da imagem sobre a marca, produto ou serviço, um rebranding tem também como objetivo reposicionar a percepção que os consumidores têm dela. Mudanças essas como, nova embalagem, cores, logo, slogan, por exemplo, tudo para que as conexões anteriores sejam deixadas de lado, para dar espaço a criação de novas percepções.

Rede de Display do Google

Rede de Display do Google é um conjunto de sites parceiros que permitem mídia paga em seus sites. Essa rede conta com um grupo de mais de 200 milhões de parceiros, onde os anúncios podem ser exibidos. Através de campanhas veiculadas nesses sites parceiros, é possível alcançar mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo. Além disso, ela permite que sua campanha seja totalmente segmentada, para que você possa atingir seu público-alvo e obter os resultados desejados. 

Redes Neurais

Redes Neurais são um subconjunto de machine learning (aprendizado de máquina), ou seja, é um método de inteligência artificial (IA) que ensina computadores a processar dados. Seu nome e estrutura são inspirados no cérebro humano, imitando a maneira como os neurônios biológicos enviam sinais uns aos outros, isso através de camadas compostas por nós ou neurônios. A finalidade das redes neurais é resolver problemas comuns da área de IA.

Rede Social

Antes de mais nada, Rede Social não é a mesma coisa que Mídia Social. Redes Sociais são facilitadores de comunicação entre pessoas, grupos ou organizações, que possuem interesse e valores parecidos e que interagem entre si. Ou seja, é simplesmente um grupo de pessoas relacionando entre si. 

Redirecionamento de URLs

O Redirecionamento de URLs é uma importante prática dentro da estratégia de SEO. Sua função é informar aos visitantes de sites e páginas, onde devem ir se a URL solicitada não estiver mais disponível. O redirecionamento é utilizado em vários outros casos, como por exemplo: quando o conteúdo é movido para um novo endereço, uma página é excluída de um site ou até quando o nome do domínio é alterado.

Redirecionamento 301

Redirecionamento 301 ou Redirect 301, é um código de status de resposta HTTP. O Redirecionamento 301, informa ao seu navegador que a página ou site acessados mudaram permanentemente de endereço, o objetivo desse código é repassar quase que por completo a autoridade do antigo endereço para o novo. 

Referral Marketing

Referral Marketing, muito conhecido também como Marketing de Indicação, é uma estratégia de marketing que tem como foco principal, utilizar os clientes, promotores e parceiros de uma empresa/marca para gerar novas vendas. Essa estratégia vai muito além das indicações orgânicas, que é quando um cliente está tão satisfeito com os serviços e produtos oferecidos pela marca/empresa, que por conta própria ele mesmo as faz. O Referral Marketing utiliza técnicas, práticas e ações voltadas para incentivar seus clientes a indicar. 

Remarketing

Remarketing é uma estratégia de marketing digital, que se refere a ação de envios de e-mail marketing para pessoas que interagiram com a marca e demonstraram algum interesse em seus produtos ou serviços. O objetivo com o remarketing é impactar esses visitantes, a fim de levá-los a uma conversão, seja se tornar um lead ou cliente.

Retargeting

Retargeting é uma estratégia que consiste na exibição de anúncios para usuários, que de alguma forma, interagiram com a marca, seja no site/página, motores de busca, sites parceiros, mídias sociais, entre outros canais. A segmentação desses anúncios é baseada nos itens que foram previamente vistos. Para que isso seja possível, é necessária a instalação de Cookies nos dispositivos dos usuários, a fim de coletar seus dados de navegação.

Retweet

Retweet é quando um usuário do Twitter replica um tweet de outro usuário, que pode conter ou não um comentário sobre o assunto do tweet original.

Revenue Share

Revenue Share, que em português quer dizer, Compartilhamento de Receita, ou, participação nos lucros, é o termo utilizado por publishers que publicam suas campanhas em sites de terceiros. O Revenue Share é um acordo na qual é estipulado a porcentagem de rendimentos repassada à mídia onde a campanha foi publicada e a porcentagem atribuída ao publisher responsável pela veiculação.

ROAS

ROAS é a sigla para Return On Advertising Spend, que pode ser traduzido como, Retorno Sobre o Investimento em Publicidade. O ROAS é uma métrica utilizada para calcular o quanto uma ação de marketing, em específico, gerou lucro para a empresa. Diferente do ROI, o ROAS, é mais específico ao metrificar os resultados, isso porque, ele se trata especificamente de campanhas publicitárias e que não leva em consideração campanhas orgânicas e outros investimentos feitos.

ROI

ROI é a sigla para Return On Investment, que em português significa, retorno sobre investimento. É uma métrica financeira, utilizada por empresas, a fim de entender quais foram os gastos e os lucros obtidos com determinado investimento. O ROI é mais abrangente, e apresenta o retorno, tanto de campanhas específicas, quanto de toda a estratégia de marketing da empresa. Para saber a porcentagem do ROI basta, subtrair a receita obtida com o custo e dividi-lo pelo custo, depois, multiplique por 100.

Robótica Autônoma

Robótica Autônoma ou Robôs Autônomos, são robôs equipados com IA (inteligência artificial), a fim de conseguirem operar sua função com independência como, tomar decisões e realizar tarefas físicas.

Robots.txt

Robots.txt é um arquivo que fica hospedado na raiz de um site. Esse arquivo serve como uma instrução para os robôs de mecanismos de busca, indicando quais páginas podem ser acessadas ou não. Esse recurso é utilizado principalmente para evitar a sobrecarga do site com solicitações, e não para manter uma página da Web fora dos resultados da pesquisa. Por exemplo, páginas como as de agradecimento, que são acionadas quando os usuários enviam um formulário, podem ser ocultadas dos mecanismos de pesquisa.

Ruído

Ruído, dentro do contexto de marketing digital, é qualquer elemento presente em um site, que seja confuso, que distraia ou que cause algum estresse nos visitantes, fazendo com que saiam do site/página, ou simplesmente não concluam suas ações dentro dele. Alguns exemplos desses ruídos são: cores dissonantes, excesso de texto corrido, menus de navegação escondidos, falta de otimização para todos os tipos de dispositivos, formulários para preenchimento muito extensos.

S

SaaS (Software as a Service)

SaaS é a sigla para Software as a Service que em português quer dizer Software como Serviço. O SaaS é uma forma de disponibilizar softwares e soluções em tecnologia por meio da internet, permitindo aos usuários se conectarem a esses aplicativos, que estão baseados em nuvem pela Internet. De forma simplificada, com o SaaS, os usuários não precisam mais instalar ou manter um software localmente, basta apenas que tenham acessos à internet. Alguns exemplos de SaaS são: Netflix, Spotify ou Google Drive.

Sampling

Sampling, que pode ser traduzido como Amostragem. É o termo que se refere a distribuição de amostras gratuitas de conteúdos, produtos e serviços. O Sampling pode ser utilizado para duas finalidades: ele pode ser para realizar testes ou para tentar conquistar novos clientes.

Sazonalidade

Sazonalidade é o ciclo de negócios que sofre com a influência de eventos baseados no calendário anual, ou seja, indica que determinadas coisas só ocorrem em datas ou períodos específicos. Por exemplo, no comércio, datas festivas, como o Dia das Mães e Dia dos Namorados, faz com que as vendas de flores e chocolates aumentem de forma significativa em comparação ao restante do ano. 

Schema Markup

Schema Markup é um código, ou vocabulário de dados, inserido no HTML dos sites. A função do Schema Markup é fazer com que os principais mecanismos de busca entendam o que podem encontrar em cada site. Ou seja, informações detalhadas como, o que se trata o conteúdo e a quais assuntos ele está relacionado.

Search Query

Search Query, que em português quer dizer Consulta de pesquisa, trata-se da sequência de palavras, ou seja, frases e textos que os usuários escrevem no campo de busca em um mecanismo de pesquisa, seja o Google, Bing, etc. O Search Query, pode ajudar a entender quais palavras-chave têm sido pesquisadas, para que os usuários cheguem até o site. 

Segmentação de Leads

Segmentação de Leads é uma estratégia que consiste em filtrar e agrupar leads, que contenham certas características em comum. Essas segmentações, permite aos times de marketing, criar ações personalizadas para cada grupo segmentado e aos times de vendas, entender quais são as boas oportunidades e quais não valem a pena seus esforços.   

Segmentação Psicográfica

Segmentação Psicográfica é uma estratégia de segmentação, utilizada para analisar traços psicológicos de leads e clientes, que podem influenciar no comportamento de compra. Na Segmentação Psicográfica é levado em conta, fatores como: modo personalidade (valores, crenças, opiniões e interesses, atitudes), comportamento (estilo de vida, status social, cultura, atividades), e ao modo de sentir (raiva, alegria, frustração, satisfação, medo, etc).

Segmentação de Público

Segmentação de Público é uma estratégia de segmentação baseada na identificação de características em comum dentro de um determinado público-alvo. O objetivo com esse tipo de segmentação, é criar ações personalizadas e gerar conexões mais fortes. Fatores demográficos, de localização geográfica, psicográfica, idade, gênero, cargo, etnia, nível de ensino, entre muitos outros, podem compor uma segmentação de público.  

Segmento de Mercado

Segmentação de Mercado, significa dividir o mercado consumidor de uma empresa/marca, em subgrupos, de acordo com características semelhantes que contenham entre esses consumidores. Características como necessidades, preferências, comportamentos, hábitos de consumo e muito mais. Quando se segmenta um mercado, é possível desenvolver estratégias de produtos/serviços, vendas e marketing mais eficientes, a fim de conquistar este público.  

SEM

SEM é a sigla para Search Engine Marketing e que pode ser traduzido como Marketing para mecanismos de busca. O SEM trata-se de uma estratégia de marketing digital que visa a otimização de sites, a fim de colocá-los no topo das páginas de resultados nos motores de busca como Google, Bing, entre outros. Além disso, outra ideia principal ao utilizar o SEM, é alcançar um público relevante de forma rápida, direcionando tráfego de qualidade para o site e, consequentemente, gerando mais leads e conversões. Essa otimização pode ser feita de forma paga ou orgânica. O SEM pode ser dividido em duas grandes estratégias, que são SEO e os links patrocinados. 

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que em português é Otimização para Mecanismos de Busca. SEO é um conjunto de estratégias e técnicas para melhorar a visibilidade e o posicionamento de uma página da internet nos mecanismos de pesquisa dos sites de busca, como o Google. Em outras palavras, o objetivo do SEO é alcançar um melhor posicionamento orgânico nos resultados de pesquisa. Isso significa aparecer nas primeiras posições sem a necessidade de pagar por anúncios.

SEO Off Page

SEO Off Page é sigla para Search Engine Optimization Off Page, que pode ser traduzido como Otimização de Mecanismos de Busca Fora da Página. Isso quer dizer que, no SEO Off Page, são utilizadas estratégias fora do site, como o link building e a presença em redes sociais. Esse tipo de SEO é fundamental para construir autoridade e melhorar o posicionamento nos buscadores, especialmente em palavras-chave competitivas.

SEO On Page

SEO On Page é a sigla para Search Engine Optimization On Page, que pode ser traduzido como Otimização de Mecanismos de Busca na Página. Isso quer dizer que, no SEO On Page, são utilizadas técnicas aplicadas diretamente nas páginas do site visando otimizá-las para os mecanismos de busca como o Google. Como exemplo, podemos citar: uso de palavras-chave, textos, imagens e links.

SERP

SERP é a sigla para Search Engine Results Page e que pode ser traduzido como Página de Resultados do Mecanismo de Busca. O termo SERP, se refere  justamente a página que vemos depois de fazer uma pesquisa em um mecanismo de busca. 

Site

O Site é um lugar na internet que possui nome de domínio. Ele serve para armazenar informações fornecidas por uma pessoa, grupo ou organização, a fim de que outras pessoas vejam. Essas informações podem ser assuntos relacionados a uma pessoa, uma empresa, uma marca, além dos interesses diversos que existem. Os sites podem conter apenas uma ou mais páginas e que são conectadas entre si.

Sitemap

Sitemap ou Mapa do Site, é um documento de texto ou arquivo, normalmente criado e utilizado em formato XML. Sua finalidade é fornecer informações aos buscadores, como o Google e o Yahoo!, sobre a estrutura de um site. Ou seja, quais são as principais páginas do site a serem indexadas, as atualizações mais recentes, além disso, ele indica também, qual é a relação que as páginas, imagens e vídeos que contém no site, têm entre si.  

SMB

SMB é a sigla para Small or Medium-sized Business, que pode ser traduzido como Pequenas e Médias Empresas, também conhecido como PMEs. Esse termo se refere a empresas que contém entre 10 e 500 funcionários.

SMP

SMP é a sigla para Social Media Policy e que pode ser traduzido como Política de Mídia Social. SMP trata-se de um documento, que contém um conjunto de regras e diretrizes estabelecidos pela empresa ou organização, a fim de regulamentar o comportamento de seus funcionários em relação ao uso das mídias sociais

SMS Marketing

SMS Marketing é uma estratégia que utiliza as mensagens de telefone para divulgar ou promover uma marca, produto ou serviço.

Social Media Marketing

Social Media Marketing conhecido também como Marketing de Redes Sociais, é o marketing feito para as mídias sociais. Alguns dos maiores benefícios são garantir presença de marca, criar relacionamento com seu público, engajamento e aumento das vendas.

Soft Bounce

Soft Bounce, que em uma tradução literal seria salto suave, trata-se de uma falha, normalmente temporária, na entrega de e-mails e por razões como, caixa de e-mails cheia, por exemplo.

SPAM

SPAM é o termo associado ao disparo de e-mails em massa, através de ferramentas especializadas, e para listas de endereços sem permissão de envio. Normalmente um SPAM, tem como objetivo fazer propaganda de produtos e serviços, mas também para aplicar golpes, disseminar fake news e espalhar malwares (softwares maliciosos). O termo SPAM, vem de uma esquete, de 1970, produzida por um grupo de humoristas ingleses, Monty Python. Nele, aparecem dois fregueses em uma lanchonete, e todas as opções que contém no cardápio levam SPAM, mas um desses fregueses afirma não gostar de SPAM, e mesmo assim, a “garçonete” insiste em oferecer SPAM. 

Squeeze Page

Squeeze Page, que em uma tradução literal é página do aperto, se refere a um tipo de Landing Page que tem como principal objetivo captar e-mails de clientes em potencial. 

SSL

SSL é a sigla para Secure Sockets Layer e se refere a um tipo de segurança digital. O SSL permite uma comunicação criptografada entre um site e um navegador. Hoje em dia, essa tecnologia se encontra depreciada e está sendo substituída pelo TLS.

Stable Diffusion

Lançado em 2022, Stable Diffusion é um modelo de inteligência artificial generativa (IA) que cria imagens exclusivas, através de prompts (texto). Além das imagens, é possível também, criar vídeos e animações. 

Subdiretório

Subdiretório é um diretório ou pasta, criado a partir da URL de um site principal, por exemplo, nosso site principal é austral.media/ e um subdiretório nosso é austral.media/blog/. Para diferenciá-lo do subdomínio, basta visualizar o nome de domínio, se ele estiver depois, assim como no exemplo citado aqui, então é um subdiretório. 

Subdomínio

Subdomínio é uma ramificação do domínio. Ele pode ser caracterizado por uma palavra que se encontra à esquerda do domínio. Um exemplo nosso é a pages.austral.media/ que é um subdomínio de nosso domínio principal austral.media/. 

Switcher

Switchers são consumidores que não são fiéis a nenhuma marca, porém, consomem com frequência seus conteúdos, produtos e/ou serviços.

T

Tag Hreflang

Tag Hreflang é um atributo HTML. Ele é utilizado para informar aos buscadores quais idiomas, regiões e países um determinado conteúdo ou página devem ser exibidos. Ou seja, ao configurar essa tag, no momento em que os usuários fizerem uma pesquisa, em um certo idioma, o buscador em que ele está, mostrará os resultados mais adequados e de acordo com as preferências de país e idioma do usuário.

Tag HTML

Tag HTML serve para definir a maneira como um texto deverá ser formatado, ou seja, como ele vai aparecer em uma página. É possível utilizá-las para definir as quebras de linha, itálico, objetos, bullet points, títulos e muito mais. As Tags HTML são escritas entre colchetes angulares < >. Normalmente, são utilizadas em pares, isso quer dizer, uma tag de abertura e uma tag de fechamento.

Tag Titles

Tag Title é uma marcação do código HTML, representado da seguinte maneira: <title> e </title>. Ele é utilizado para representar o título de uma página. Alguns exemplos de onde estão localizados as tag titles: na aba do navegador, na página de resultados de pesquisa de buscadores ou nos posts de redes sociais, quando compartilhamos um link.

Taxa de Abertura de E-mail

A Taxa de Abertura de E-mails é uma das métricas mais importantes dentro da estratégia de e-mail marketing. Basicamente, ela mede a porcentagem de pessoas que abriram um e-mail que foi enviado por uma empresa. Mas, o motivo dela ser tão importante, é que, ao entender a taxa de abertura, é possível entender também qual ou quais são os melhores horários para esses envios, o quanto suas campanhas são atrativas para seus leads/clientes e quais os melhores assuntos a serem promovidos. Para medir a Taxa de Abertura é fácil: Taxa de abertura de e-mail = e-mails abertos / (e-mails enviados – e-mails rejeitados)

Taxa de Conversão

Search Query, que em português quer dizer Consulta de pesquisa, trata-se da sequência de palavras, ou seja, frases e textos que os usuários escrevem no campo de busca em um mecanismo de pesquisa, seja o Google, Bing, etc. O Search Query, pode ajudar a entender quais palavras-chave têm sido pesquisadas, para que os usuários cheguem até o site. 

Segmentação de Leads

Segmentação de Leads é uma estratégia que consiste em filtrar e agrupar leads, que contenham certas características em comum. Essas segmentações, permite aos times de marketing, criar ações personalizadas para cada grupo segmentado e aos times de vendas, entender quais são as boas oportunidades e quais não valem a pena seus esforços.   

Segmentação Psicográfica

Segmentação Psicográfica é uma estratégia de segmentação, utilizada para analisar traços psicológicos de leads e clientes, que podem influenciar no comportamento de compra. Na Segmentação Psicográfica é levado em conta, fatores como: modo personalidade (valores, crenças, opiniões e interesses, atitudes), comportamento (estilo de vida, status social, cultura, atividades), e ao modo de sentir (raiva, alegria, frustração, satisfação, medo, etc).

Segmentação de Público

Segmentação de Público é uma estratégia de segmentação baseada na identificação de características em comum dentro de um determinado público-alvo. O objetivo com esse tipo de segmentação, é criar ações personalizadas e gerar conexões mais fortes. Fatores demográficos, de localização geográfica, psicográfica, idade, gênero, cargo, etnia, nível de ensino, entre muitos outros, podem compor uma segmentação de público.  

Segmento de Mercado

Segmentação de Mercado, significa dividir o mercado consumidor de uma empresa/marca, em subgrupos, de acordo com características semelhantes que contenham entre esses consumidores. Características como necessidades, preferências, comportamentos, hábitos de consumo e muito mais. Quando se segmenta um mercado, é possível desenvolver estratégias de produtos/serviços, vendas e marketing mais eficientes, a fim de conquistar este público.  

SEM

SEM é a sigla para Search Engine Marketing e que pode ser traduzido como Marketing para mecanismos de busca. O SEM trata-se de uma estratégia de marketing digital que visa a otimização de sites, a fim de colocá-los no topo das páginas de resultados nos motores de busca como Google, Bing, entre outros. Além disso, outra ideia principal ao utilizar o SEM, é alcançar um público relevante de forma rápida, direcionando tráfego de qualidade para o site e, consequentemente, gerando mais leads e conversões. Essa otimização pode ser feita de forma paga ou orgânica. O SEM pode ser dividido em duas grandes estratégias, que são SEO e os links patrocinados. 

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que em português é Otimização para Mecanismos de Busca. SEO é um conjunto de estratégias e técnicas para melhorar a visibilidade e o posicionamento de uma página da internet nos mecanismos de pesquisa dos sites de busca, como o Google. Em outras palavras, o objetivo do SEO é alcançar um melhor posicionamento orgânico nos resultados de pesquisa. Isso significa aparecer nas primeiras posições sem a necessidade de pagar por anúncios.

SEO Off Page

SEO Off Page é sigla para Search Engine Optimization Off Page, que pode ser traduzido como Otimização de Mecanismos de Busca Fora da Página. Isso quer dizer que, no SEO Off Page, são utilizadas estratégias fora do site, como o link building e a presença em redes sociais. Esse tipo de SEO é fundamental para construir autoridade e melhorar o posicionamento nos buscadores, especialmente em palavras-chave competitivas.

SEO On Page

SEO On Page é a sigla para Search Engine Optimization On Page, que pode ser traduzido como Otimização de Mecanismos de Busca na Página. Isso quer dizer que, no SEO On Page, são utilizadas técnicas aplicadas diretamente nas páginas do site visando otimizá-las para os mecanismos de busca como o Google. Como exemplo, podemos citar: uso de palavras-chave, textos, imagens e links.

SERP

SERP é a sigla para Search Engine Results Page e que pode ser traduzido como Página de Resultados do Mecanismo de Busca. O termo SERP, se refere  justamente a página que vemos depois de fazer uma pesquisa em um mecanismo de busca. 

Site

O Site é um lugar na internet que possui nome de domínio. Ele serve para armazenar informações fornecidas por uma pessoa, grupo ou organização, a fim de que outras pessoas vejam. Essas informações podem ser assuntos relacionados a uma pessoa, uma empresa, uma marca, além dos interesses diversos que existem. Os sites podem conter apenas uma ou mais páginas e que são conectadas entre si.

Sitemap

Sitemap ou Mapa do Site, é um documento de texto ou arquivo, normalmente criado e utilizado em formato XML. Sua finalidade é fornecer informações aos buscadores, como o Google e o Yahoo!, sobre a estrutura de um site. Ou seja, quais são as principais páginas do site a serem indexadas, as atualizações mais recentes, além disso, ele indica também, qual é a relação que as páginas, imagens e vídeos que contém no site, têm entre si.  

SMB

SMB é a sigla para Small or Medium-sized Business, que pode ser traduzido como Pequenas e Médias Empresas, também conhecido como PMEs. Esse termo se refere a empresas que contém entre 10 e 500 funcionários.

SMP

SMP é a sigla para Social Media Policy e que pode ser traduzido como Política de Mídia Social. SMP trata-se de um documento, que contém um conjunto de regras e diretrizes estabelecidos pela empresa ou organização, a fim de regulamentar o comportamento de seus funcionários em relação ao uso das mídias sociais

SMS Marketing

SMS Marketing é uma estratégia que utiliza as mensagens de telefone para divulgar ou promover uma marca, produto ou serviço.

Social Media Marketing

Social Media Marketing conhecido também como Marketing de Redes Sociais, é o marketing feito para as mídias sociais. Alguns dos maiores benefícios são garantir presença de marca, criar relacionamento com seu público, engajamento e aumento das vendas.

Soft Bounce

Soft Bounce, que em uma tradução literal seria salto suave, trata-se de uma falha, normalmente temporária, na entrega de e-mails e por razões como, caixa de e-mails cheia, por exemplo.

SPAM

SPAM é o termo associado ao disparo de e-mails em massa, através de ferramentas especializadas, e para listas de endereços sem permissão de envio. Normalmente um SPAM, tem como objetivo fazer propaganda de produtos e serviços, mas também para aplicar golpes, disseminar fake news e espalhar malwares (softwares maliciosos). O termo SPAM, vem de uma esquete, de 1970, produzida por um grupo de humoristas ingleses, Monty Python. Nele, aparecem dois fregueses em uma lanchonete, e todas as opções que contém no cardápio levam SPAM, mas um desses fregueses afirma não gostar de SPAM, e mesmo assim, a “garçonete” insiste em oferecer SPAM. 

Squeeze Page

Squeeze Page, que em uma tradução literal é página do aperto, se refere a um tipo de Landing Page que tem como principal objetivo captar e-mails de clientes em potencial. 

SSL

SSL é a sigla para Secure Sockets Layer e se refere a um tipo de segurança digital. O SSL permite uma comunicação criptografada entre um site e um navegador. Hoje em dia, essa tecnologia se encontra depreciada e está sendo substituída pelo TLS.

Stable Diffusion

Lançado em 2022, Stable Diffusion é um modelo de inteligência artificial generativa (IA) que cria imagens exclusivas, através de prompts (texto). Além das imagens, é possível também, criar vídeos e animações. 

Subdiretório

Subdiretório é um diretório ou pasta, criado a partir da URL de um site principal, por exemplo, nosso site principal é austral.media/ e um subdiretório nosso é austral.media/blog/. Para diferenciá-lo do subdomínio, basta visualizar o nome de domínio, se ele estiver depois, assim como no exemplo citado aqui, então é um subdiretório. 

Subdomínio

Subdomínio é uma ramificação do domínio. Ele pode ser caracterizado por uma palavra que se encontra à esquerda do domínio. Um exemplo nosso é a pages.austral.media/ que é um subdomínio de nosso domínio principal austral.media/. 

Switcher

Switchers são consumidores que não são fiéis a nenhuma marca, porém, consomem com frequência seus conteúdos, produtos e/ou serviços.