Quais são as principais redes sociais?

As redes sociais são ferramentas importantes para o sucesso dos negócios. Confira as mais acessadas e estratégias de conteúdo para cada uma.
Quais são as principais redes sociais?

As redes sociais são reflexo de um comportamento humano: o desejo de interagir. Por isso, essas mídias crescem e são tão populares. De acordo um estudo da HootSuite, são 4,48 bilhões de usuários de redes sociais no mundo. E as empresas estão de olho nesse mar de oportunidades. O objetivo é investir pesado em estratégias de marketing voltadas para essas mídias.

Quais delas são as mais amadas pelo público? Como as empresas podem alinhar conteúdo, perfil do usuário e as características das redes sociais? Descubra a resposta nos próximos tópicos!

Conheça as redes sociais mais utilizadas no mundo

A grande verdade é que as redes sociais fazem mais do que conectar pessoas. Afinal, são espaços que também oferecem entretenimento, negócios e publicidade. Por vários motivos, algumas mídias sociais atraem mais usuários do que outras. A seguir, mostramos a classificação mundial com as primeiras posições.

Facebook

Sim, o Facebook continua na liderança. São mais de 2,85 bilhões de usuários ativos (130 milhões somente no Brasil). Entre as razões que levam a rede social a primeira posição está a sua versatilidade, funcionalidade e abrangência.

Por isso, os usuários fazem negócios, postam conteúdos e se relacionam sem precisar migrar para outra rede social. Geralmente, o Facebook tem um público composto por adultos jovens que utilizam o celular para navegar. Existem também muitas empresas oferecendo produtos e serviços.

E quanto aos conteúdos publicados? Quais deles mais engajam? O destaque vai para:

  • citações – versos de música, trechos de livros e falas de filmes;
  • dicas rápidas – um problema é destacado (dor do cliente) e a solução é logo apresentada (produto ou serviço da empresa);
  • histórias (storytelling) –narrativas inspiradoras baseadas no perfil do público alvo;
  • imagens – conteúdos visuais informativos, como: ilustrações, fotos e infográficos.

Youtube

Essa plataforma de vídeos (que também é rede social) tem mais de 2,3 bilhões de usuários ativos no mundo. Ao todo, são mais de 1 bilhão de horas diárias de visualização de vídeos. Para sinalizar seu perfil interativo, o Youtube usa as hashtags. Dessa forma, o público encontra vídeos e faz comentários com mais facilidade.

Grande parte dos usuários do Youtube gostam de acessar vídeos de aprendizado, música etc.. Por outro lado, as empresas abrem canais de conteúdo e utilizam anúncios pagos. Esses aparecem durante a exibição dos vídeos. Os conteúdos que mais engajam no Youtube são:

  • vídeos explicativos – ajudam os usuários a aprenderem coisas novas: receitas, cursos, técnicas, faça você mesmo (DIY) etc.;
  • resenha – comentários sobre filmes, séries, livros, músicas, roteiros turísticos e por aí vai;
  • webinar – vídeo sobre uma determinada área de conhecimento ou experiência;
  • dicas – muitos influenciadores usam os vídeos para dar dicas sobre diversas áreas da vida: relacionamentos, minimalismo, investimentos etc.

Na maioria das vezes, os canais com esses conteúdos informam, mas também querem vender um produto ou serviço.

Instagram

São mais de 1 bilhão de usuários ativos. Por isso, o Instagram não pode ficar de fora dessa lista. Não é segredo para ninguém que a rede social foca nas imagens, stories e vídeos rápidos. Além disso, nasceu e continua voltada para a experiência mobile. Visto que, a maior parte das funcionalidades foi criada pensando no uso do Instagram em smartphones e tablets.

Muitos dos usuários do Instagram são jovens que gostam de compartilhar o seu dia a dia. Porém, muitas empresas já têm perfil e fomentam um mercado lucrativo na rede social. Se o desejo é atrair novos seguidores ou clientes, os melhores conteúdo são:

  • fotos e vídeos de produtos ou serviços;
  • lives com seguidores;
  • por detrás das câmeras (bastidores de uma campanha publicitária ou vídeo);
  • mensagens inspiradoras;
  • stories;
  • enquetes;
  • depoimentos.

WhatsApp

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros (120 milhões de usuários). Podemos dizer que, da lista, é mais democrático. Afinal, está instalado nos “smartphones” e usado por jovens, adultos e idosos.

Devido ao número de usuários, funcionalidades e praticidade, as empresas utilizam a rede social para negócios. No perfil empresarial, as marcas:

  • inserem informações sobre a empresa;
  • enviam mensagens de forma automática;
  • criam tags (etiquetas) para clientes, produtos e serviços;
  • monitoram métricas de desempenho do negócio.

Tik Tok

A mais recente rede social, o aplicativo chinês virou febre nos últimos 2 anos. Atualmente, conta com aproximadamente 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo, sendo a Geração Z seu maior consumidor. Tais números impressionam qualquer marca que queira atingir resultados expressivos na Internet.

O foco do aplicativo é permitir aos seus usuários, a criação e o compartilhamento de vídeos de até 60 segundos, sobre qualquer assunto, com música de fundo, filtros e outros recursos. Alguns destaques de conteúdo da plataforma são:

  • desafios;
  • tutoriais;
  • receitas
  • dublagens;
  • vídeos de humor;
  • danças.

Outra forma de melhorar os desempenhos de campanhas no aplicativo, é com o uso de hashtags específicas, criando um formato de concurso entre os usuários. Um exemplo é a campanha #InMyDenim da Guess, que convidou os usuários a criarem conteúdos usando jeans da marca e a hashtag.

Na atual era da transformação digital, podemos esperar o aumento dos usuários das redes sociais. Dado que, esse conceito rompe as barreiras que impedem o acesso às tecnologias. Sendo assim, as empresas que investem em redes sociais, estão se preparando para negócios ainda mais lucrativos no futuro.O que achou do nosso artigo? Gostou de conhecer as principais redes sociais? Bateu uma dúvida sobre essas mídias? Então, descubra agora mesmo o que são redes sociais!

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.