E-mail marketing: como obter melhores resultados?

Empresas que já realizam algumas ações de marketing digital costumam ter uma prática de envio de e-mail marketing. Veja como obter os melhores resultados.
E-mail marketing: como obter melhores resultados?


Procurando formas de potencializar sua estratégia de e-mail marketing? É importante, mesmo com uma estrutura operacional que atenda às suas necessidades, otimizar suas ações envolvendo tal estratégia.

Empresas que já realizam algumas ações de marketing digital costumam ter uma prática de envio de newsletters, promoções ou até mesmo um sistema estruturado. No entanto, ainda assim é possível que sua ferramenta não esteja oferecendo o retorno ou a eficiência necessária. É o seu caso?

Então, confira, a seguir, algumas dicas de como obter melhores resultados!

1.  Segmente seu e-mail marketing com dados

Métricas de engajamento podem ser grandes aliadas para a otimização de qualquer campanha de marketing. Com e-mail marketing não é diferente!

Impactar sua audiência é um trabalho difícil. Para atingir isso, é necessária uma personalização efetiva em sua campanha. Segmentar sua lista de e-mails é a tática mais efetiva a ser feita nesse caso. É possível duplicar sua taxa de cliques e multiplicar em até 18 vezes a receita gerada.

Com o uso inteligente de dados, é possível personalizar o conteúdo de suas campanhas. Dessa forma, você alcança o público certo para determinada ação sem desgastar a relação com outros perfis. Investir em um sistema de coleta de dados gera insights para os resultados de sua marca no e-mail marketing.

2. Fique atento às linhas de assunto

O primeiro contato de seu cliente com sua proposta, no e-mail marketing, é o assunto do e-mail. Por meio de inteligência artificial, a Domino’s Pizza americana registrou um aumento de 57% em sua taxa de cliques. Mas, mesmo sem um sistema automatizado, é possível otimizar seu e-mail marketing em cada elemento. E tudo isso começa no assunto.

Para obter melhores resultados, vale a pena realizar uma análise de palavras-chave. Construa uma lista de palavras a serem evitadas, seja pelo filtro de spam ou pela taxa de rejeição. A personalização também é parte disso.

Outro ponto de atenção em relação à linha de assunto está no tamanho de caracteres. Dispositivos móveis limitam a visualização da caixa de entrada. Portanto, seja direto. Dependendo do contexto e público, emojis podem inclusive ser um caractere de destaque de seu conteúdo. Experimente!

3. Ofereça uma forma facilitada de cancelamento

Mesmo sendo uma prática já do senso comum, algumas empresas pecam em não facilitar o opt-out, isto é, o cancelamento voluntário do e-mail marketing pelo usuário.

Oferecer um caminho rápido para que seu público pare de receber e-mails é, também, garantir melhores resultados em sua estratégia. E-mails cancelados facilmente não são considerados spam, o que beneficia a credibilidade de suas ações.

Um formulário de cancelamento com feedback abre oportunidades para que sua empresa estabeleça contato com esse cliente de outras formas. Além disso, permite que sua estratégia foque em uma base de dados ainda mais fiel.

4. Tenha coerência em sua estratégia de e-mail marketing

Muitas campanhas de e-mail marketing têm resultados abaixo do esperado por falta de coesão. A mensagem da sua marca não devem ser uma repetição do que aquela pessoa já recebe nas redes sociais.

É preciso oferecer uma experiência que tenha um caminho claro. O engajamento de seu cliente deve ser direcionado para outros canais a partir do e-mail marketing. Não se trata de uma experiência isolada. A coerência conta, inclusive, para os dispositivos móveis. Entender o caminho percorrido por seu lead, é fundamental para otimizar sua estratégia para que ela faça parte disso tudo.

Considerações finais

O -email marketing não morreu, porque ele se reinventa de acordo com novos canais e tecnologias. No entanto, manter sua eficácia depende de ajustes constantes e segmentação relevante.

É preciso ir além do argumento de vendas e permitir que o e-mail marketing se conecte com seus clientes.

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.