Mesmo com o surgimento dos outros canais de comunicação, a força do Email Marketing na estratégia de marketing digital continua significativa. Dentre os canais existentes, o email é o preferido de 72% dos consumidores. Além disso, é o terceiro método mais eficiente para o público B2B, após recomendações e líderes de mercado. E, sim, a automação de marketing é vital para que ele se mantenha forte.
Por que Email Marketing e automação de marketing não são iguais?
É verdade que o Email Marketing é uma ferramenta poderosa e não perde sua importância tão cedo. No entanto, é preciso saber como executá-la. Nesse caso, uma simples newsletter padrão para todo seu banco de dados não é mais uma opção eficiente.
É preciso fazer com que sua campanha de email trabalhe as maiores potencialidades do canal. É nesse ponto que entra o fluxo de automação de email.
A base de leads gerados responde de forma distinta de acordo com a empresa. Isso significa que existem muitas formas de segmentar, responder e gerenciar o ciclo de vida de cada um desses contatos. Para que isso seja feito de forma eficiente e rápida, a automação de marketing surge para:
- Ser relevante, oferecendo o email certo no momento ideal, de acordo com seu perfil e comportamento.
- Saber investir no momento certo de estágio de compra, com comunicação segmentada.
- Ser constantemente mensurável, com métricas e indicadores que contribuem para todo o marketing e vendas.
- Otimizar resultados, gerando vendas e diminuindo o tempo de operacionalização do processo.
Agora que você já conhece os benefícios de um fluxo de automação de Email Marketing, é preciso saber como gerenciá-lo.
Como manter um eficiente fluxo de automação de marketing
O próprio planejamento de marketing digital é a primeira base para o Email Marketing. Com isso estabelecido, a forma mais prática de automação é por meio de ferramentas que possam estabelecer esse fluxo. Dessa forma suas ações de Email Marketing poderão ter:
1. Segmentação
Com a ferramenta de automação ideal, é possível definir segmentos de público de acordo com seu perfil e até mesmo a partir do monitoramento de ações no site (não finalizar uma compra ou acessar determinadas publicações de seu blog, por exemplo).
2. Fluxos personalizados
Emails serão destinados para perfis de clientes de acordo com sua posição no funil de vendas. Isso é, leads no topo do funil serão nutridos e qualificados para que possam prosseguir para as etapas seguintes.
3. Integração
A automação de email deve conversar com os principais canais de sua ação. Estratégias de marketing de conteúdo ou de geração de leads são parte integrante do fluxo, direcionando seu cliente pelo ciclo.
Ferramentas para fazer o fluxo de automação de marketing
Dentre os exemplos de ferramentas com essas funcionalidades básicas temos:
MailChimp
Ferramenta que permite que empresas pequenas possam, gratuitamente, ter um cadastro de 2.000 clientes e 12.000 emails por mês. Acima dessa capacidade, existem planos econômicos de acordo com a necessidade da empresa. Além de disparar emails e agilizar tarefas operacionais, ele conta com monitoramento dinâmico de métricas, segmentação de base de dados e até mesmo com uma ferramenta para criação e edição de Email Marketing.
E-goi
Com uma interface intuitiva, o E-goi reúne diversas ferramentas além das de Email Marketing. Com funcionalidades integradas, o E-goi permite a automatização de todo o fluxo do funil de vendas.
Pipz
Conta com diversas integrações, pode ser utilizado para a criação de fluxos usando um mind map, para mapear o comportamento do seu cliente e compreender melhor sua persona, criando campanhas muito mais assertivas.
SharpSpring
Por meio dele, se consegue facilmente criar regras de automação para o envio de conteúdo para sua base de clientes. Ele ajuda a mandar a mensagem certa para cada lead em cada etapa de seu funil de vendas.
Mautic
Essa ferramenta de automação é utilizada para gestão de contatos, nutrição de leads, entre outras funcionalidades. É uma das possibilidades de ferramentas Open Source para automação de marketing digital.
HubSpot
A solução da HubSpot é bastante robusta, utilizada para automatizar diversas atividades de marketing. Em termos de Email Marketing, ela automatiza suas campanhas para levar seus leads adiante no funil e gerar leads mais qualificados, se integrando bem ao CRM.
RD Station
Com o RD Station, é possível segmentar e monitorar todo o seu processo de desenvolvimento e envio de emails. Pode-se escolher templates prontos, utilizar filtros de segmentação e gerar relatórios sobre o desempenho das campanhas com bastante facilidade.