Você já se perguntou por que certos resultados aparecem nas primeiras posições quando faz uma busca no Google? Ou a razão de alguns posts sempre surgirem no topo do seu feed no Instagram e no Facebook? A resposta para essas questões está nos algoritmos. Na prática, eles estão presentes em praticamente todas as plataformas que usamos diariamente.
Neste artigo, falaremos sobre o conceito de algoritmos. Para tanto, explicaremos o motivo de serem essenciais no mundo digital e apresentaremos os principais algoritmos utilizados pelo Google e pela Meta. Acompanhe!
O que é um algoritmo?
Em termos simples, o algoritmo é um conjunto de instruções ou regras que um sistema de computador segue para resolver um problema ou realizar uma tarefa específica. Eles funcionam como uma espécie de “receita” que orienta a máquina sobre o que fazer em determinadas situações.
Esses algoritmos são desenvolvidos por programadores. Sendo essenciais para o funcionamento de softwares, aplicativos e, claro, da internet como a conhecemos. Na verdade, existem para otimizar processos e melhorar a experiência do usuário nas plataformas.
Por exemplo, quando você faz uma pesquisa no Google, o algoritmo decide quais resultados são mais relevantes para a busca. Já nas redes sociais, eles selecionam quais postagens devem aparecer no feed — se baseando em seus interesses e interações anteriores.
Todos os algoritmos utilizam inteligência artificial e machine learning para aprender com o comportamento dos usuários e melhorar os resultados que entregam. Além disso, são ajustados regularmente para acompanhar mudanças nos hábitos dos usuários e nas estratégias de conteúdo dos criadores.
Quais são os principais algoritmos do Google?
O Google — considerado o maior mecanismo de busca do mundo — utiliza vários algoritmos para garantir que os usuários encontrem o conteúdo mais relevante e útil possível. Vejamos alguns dos que são usados por esse buscador.
PageRank
Este foi um dos primeiros algoritmos criados pelo Google e ainda é a base de seu mecanismo de busca. Ele classifica as páginas com base na quantidade e qualidade dos links que apontam para elas. Quanto mais links de qualidade uma página tiver, maior será sua classificação nos resultados de pesquisa.
Panda
Lançado em 2011, o algoritmo Panda foi criado para combater sites de baixa qualidade, com conteúdo duplicado ou irrelevante. Ele penaliza essas páginas, garantindo que conteúdo de alta qualidade seja priorizado nos resultados de busca.
Penguin
Introduzido em 2012, o algoritmo Penguin visa combater práticas de “black hat SEO”, como a criação de links de baixa qualidade apenas para manipular a classificação da página. Quanto os sites que utilizam essas técnicas, são penalizados.
Hummingbird
Esse algoritmo, lançado em 2013, foi um dos maiores avanços do Google por focar em entender melhor o contexto das pesquisas dos usuários. Ao invés de apenas analisar palavras-chave, o Hummingbird visa entender a intenção por trás da busca.
Os algoritmos da Meta
A Meta (antiga Facebook) também possui seus próprios algoritmos. Esses controlam como o conteúdo é exibido para os usuários em suas plataformas, como Facebook e Instagram. Alguns dos principais são:
- EdgeRank — determina quais postagens aparecem no feed de notícias dos usuários. Ele considera fatores, como: o nível de interação que o usuário teve com o autor da postagem, o tipo de conteúdo (imagem, vídeo, texto) e o tempo desde que foi postado;
- Instagram Feed Ranking — no Instagram, o algoritmo funciona de forma semelhante ao EdgeRank, priorizando conteúdo de contas com as quais você interage mais, o tipo de postagens que você costuma curtir e o tempo desde a postagem;
- Instagram Explore — analisa seu histórico de navegação e interação para sugerir novos conteúdos e contas que você ainda não segue, mas que possam ser do seu interesse.
Sim, os algoritmos são o coração da experiência digital. Como vimos, eles moldam como consumimos e interagimos com as informações online. Compreender como funcionam nos ajuda a navegar melhor nesse universo e a aproveitar ao máximo as ferramentas digitais.
Entendeu o que são os algoritmos? Aproveite e siga a gente no Facebook, Instagram e LinkedIn. Fique por dentro de dicas sobre branding e marketing digital!