O Inbound Marketing é uma das mais eficazes estratégias digitais da atualidade. Nele, são usadas técnicas de aproximação e relacionamento com o consumidor antes de realizar uma oferta. Porém, não adianta utilizar-se dela sem aderir às práticas corretas. Nesse artigo, você conhecerá as melhores dicas de Inbound Marketing para fidelizar clientes. Confira!
O que é o Inbound Marketing
Na internet, os usuários são bombardeados por informações, anúncios de publicidade e todo o tipo de ofertas constantemente. Com isso, a concorrência pela atenção torna-se cada vez mais acirrada.
Nesse contexto surge o Inbound Marketing, uma série de técnicas que visam atrair, converter, relacionar, fechar negócio e fidelizar o consumidor. Sua efetividade é incontestável, já que é criada uma relação permanente e duradoura entre empresa e cliente.
As diferenças entre o Inbound e o Outbound Marketing
A grande diferença entre as estratégias é que, enquanto o Outbound possui foco em publicidade paga e explícita, o Inbound — também conhecido como Marketing de Entrada — é embasado na criação de conteúdo relevante. Desse modo, trabalham-se as estratégias de branding, levando informações relevantes ao público-alvo e mostrando-se como autoridade no assunto.
As principais dicas de Inbound Marketing para fidelização de clientes
Um dos preceitos fundamentais do Inbound Marketing é aplicar corretamente o funil de vendas. Essa técnica consiste em algumas etapas realizadas antes e depois de efetuar a venda.
1. Crie conteúdo encantador
Primeiro são criados artigos com aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e divulgação nos canais disponíveis, como redes sociais e sites parceiros, no que chamamos de topo do funil. O objetivo aqui é atrair o maior número de visitantes possível e fazer com que eles deixem seu contato de e-mail, permitindo um relacionamento mais próximo.
2. Engaje o consumidor
No meio do funil o visitante já se transformou em lead e, a partir de então, é hora de e-mail marketing para enviar-lhe conteúdo valioso. Com isso, o relacionamento com o usuário torna-se rotineiro e a confiança aumenta.
3. Faça a oferta na hora certa
Em um certo momento, as plataformas de e-mail marketing indicarão quais são os usuários que possuem altos índices de engajamento. Isso ocorre com o acesso a métricas como o número de cliques, taxa de abertura de mensagens, dentre outros dados relacionados ao comportamento do consumidor.
Estes serão, portanto, leads qualificados, e estão muito mais aptos a fechar um negócio. Saber o momento certo de fazer a oferta é uma grande vantagem e pode ser a diferença entre a compra e a desistência.
4. Continue nutrindo os clientes
Certamente, é muito mais fácil manter um cliente do que adquirir novos. Portanto, é extremamente recomendado que a sua empresa continue a enviar conteúdo relevante àqueles que já efetuaram uma compra.
5. Automatize os processos
A automatização dos processos do funil de vendas é extremamente importante, já que o seu negócio terá de lidar com um grande número de consumidores. Para isso, existem diversas ferramentas disponíveis em cada etapa, como softwares de e-mail marketing (RD Station), plataformas de análise de dados (Google Analytics) e gerenciadores de redes sociais (HootSuite).