O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma metodologia de crescimento sustentável que tem beneficiado milhares de negócios. Entenda o que é e como funciona na prática.
O que é Inbound Marketing

Você já deve ter percebido que o universo do marketing é repleto de termos e denominações que são atualizados com frequência, certo? A verdade é que esse segmento é bastante inovador, ágil e versátil, seguindo as mudanças no comportamento do consumidor e as novas tecnologias e metodologias lançadas no mercado – sendo uma das mais recentes e importantes o Inbound Marketing.

Bastante confundido com o Marketing de Conteúdo, como explicamos neste artigo, essas metodologias não são a mesma coisa, não! Ambas possuem recursos e objetivos bastante importantes para o sucesso das empresas na era digital, sendo utilizadas comumente de forma complementar, mas são metodologias diferentes.

Que tal tirar essa e outras dúvidas sobre o Inbound Marketing e compreender como ele pode ajudar a melhorar os resultados de seu negócio? Confira tudo a seguir!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é o conjunto de táticas de marketing voltadas para a atração de clientes. Por isso, a metodologia é também chamada de marketing de atração. Essa abordagem difere do marketing tradicional, ou Outbound Marketing, por meio do qual a empresa ativamente vai atrás do cliente. Por outro lado, no Inbound, seu cliente é que busca você!

A estratégia do Inbound Marketing é inovadora justamente por ter surgido a partir da formação do novo perfil de consumidor. Da mesma forma que a barreira entre os ambientes online e offline diminuiu, os métodos de marketing passaram a considerar novas dinâmicas.

O marketing tradicional tem grande força em mídias e canais que dependiam de ação. A comunicação era iniciada e mediada pela marca de forma unilateral, interrompendo hábitos de seu potencial consumidor. Já o Inbound Marketing tem como pilar o Marketing de Conteúdo e ferramentas digitais como:

  • Blogs
  • Redes sociais
  • SEO
  • E-mail Marketing
  • Landing Pages

O Inbound Marketing atrai tráfego por meio de estratégias relevantes a seu comportamento de compra, oferecendo uma troca. Essa troca de visitantes em potenciais clientes é chamada de geração de leads. O lead, é um futuro consumidor interessado em um conteúdo específico e que oferece, em troca, dados valiosos para sua estratégia.

Quais são as vantagens do Inbound Marketing?

Saber utilizar o Inbound Marketing pode alavancar os resultados de seu negócio de forma especial com os canais online. Como sua base está na atração de pessoas de forma não invasiva, existem vantagens expressivas nessa metodologia. Algumas das principais são:

1. Atrair clientes em potencial

A metodologia de Inbound Marketing tem sua base na atração de clientes em potencial que tragam conversões para o objetivo de sua empresa. Isso significa que há um trabalho de não apenas em gerar tráfego, mas também em qualificá-lo de acordo com sua etapa na jornada de compra.

2. Gerar conteúdos relevantes para o público

O Inbound é um conjunto de táticas reativas à ação do consumidor moderno. Ao procurar uma informação em um site de busca na web, o público não está buscando ainda argumentos de venda ou mensagens institucionais. Busca-se, sim, a solução de um problema ainda não identificado – conhecido como a “dor” da persona.

A vantagem do Inbound Marketing é justamente entender essa relevância, atraindo seu público com conteúdos alinhados com as necessidades de seu público.

3. Aumentar a visibilidade do negócio na web

Com o Inbound Marketing, ferramentas de conteúdo digital ganham grande impacto na estratégia de seu negócio. Por isso, investir em táticas de Inbound Marketing é também uma forma de aumentar a visibilidade de sua marca na web. Afinal, a ideia do Inbound Marketing é criar ações que sejam atraentes e estejam alinhadas aos hábitos de busca por informações de seu público.

4. Construir autoridade na produção de conteúdo

Saber produzir e abordar o conteúdo gerado em seu mercado faz com que sua empresa se destaque das demais, uma vez que a estratégia, quando bem implementada, permite que sua marca construa autoridade por meio do conteúdo. Quanto maior a relevância e a procura por esse conteúdo, maior será a autoridade que a empresa terá em seu conteúdo e em seu segmento.

5. Monitorar resultados de forma segmentada

O Marketing Digital, aliado ao Inbound Marketing, fornece ferramentas que segmentam e monitoram seu público de forma dinâmica. Diferentemente do Outbound Marketing, o Inbound Marketing está mais bem preparado para o controle e acompanhamento de métricas e dados valiosos para a otimização do marketing como um todo.

A jornada do cliente no Inbound Marketing

O processo de decisão do cliente pela compra se relaciona diretamente com o processo de Inbound Marketing. Por exemplo, utiliza-se muito o conceito do funil de vendas. Nesse funil, cada uma das etapas representa o público e como seu processo de decisão é qualificado. Assim como em um funil tradicional, as etapas iniciais contam com a maior parte de sua audiência. Portanto, grande parte da produção de conteúdo se destina a essa etapa. As três etapas da jornada do cliente são:

1. Conhecimento

Nessa etapa inicial, a intenção de compra ainda é algo que a pessoa desconhece. É o momento em que sua persona procurará aprender sobre determinado assunto e descobrirá sobre suas dores e necessidades.

Nesse meio tempo, o Inbound Marketing foca em conteúdos fáceis, que ainda não mencionem o produto ou serviço. A descoberta ocorre a partir do aprendizado de novos conceitos que esclarecem a persona sobre assuntos relevantes.

2. Consideração

A consideração é a etapa de meio do funil. A pessoa já se interessou pelo assunto descoberto e entende que tem um problema a ser resolvido. Ou seja, essa é a etapa em que soluções estão sendo buscadas.

A etapa de consideração significa que a pessoa está pronta para comprar. No entanto, ela está disposta a oferecer dados e a consumir materiais qualificados que a orientem para uma avaliação mais certeira das opções disponíveis no mercado.

3. Decisão

Com a solução definida, o momento de decisão é a última etapa de jornada antes da compra. Agora, o conteúdo a ser oferecido deve mostrar porque seu produto ou serviço é a melhor opção na decisão de compra. Dessa forma, o lead será convencido que tornar-se seu cliente fará com que ele tenha suas necessidades satisfeitas.

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.