Para aumentar a eficiência de suas estratégias de marketing, fazer com que elas colaborem para a conquista dos objetivos que a sua empresa pretende atingir e aumentar as conversões é importante investir em campanhas segmentadas.
Chamamos uma campanha de segmentada quando, durante todo seu processo de implementação (do planejamento inicial até a análise e otimização), são utilizados dados, métricas e ferramentas que permitem que ela atinja um público-alvo específico e relevante.
A segmentação irá definir o conteúdo das peças, os canais em que a campanha será veiculada e até mesmo seu custo, especialmente em ações de marketing digital. Se você tem dúvidas sobre a eficiência dessa prática, saiba que apostar em campanhas segmentadas pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, sobretudo no que tange às conversões.
5 motivos que mostram o porquê campanhas segmentadas ajudam a aumentar as conversões
1. Campanhas segmentadas atingem públicos específicos
O seu objetivo é gerar um aumento de conversões diretas nas vendas? Atrair mais visitantes para seu site ou loja virtual? Uma campanha segmentada pode lhe auxiliar a atingir um target específico, como “homens interessados em comprar óculos escuros que sejam fãs de esportes aquáticos”, por exemplo.
Isso é muito útil quando se está lidando com nichos específicos ou quando sua campanha tem foco em um público-alvo de um segmento menor.
2. Canais digitais oferecem diversos recursos para campanhas segmentadas
De acordo com levantamento do próprio Facebook, 102 milhões de brasileiros acessam a rede mensalmente, pelo menos uma vez. Por meio da ferramenta de anúncios do Facebook Ads, já há a possibilidade de criar uma campanha segmentada com base nas informações compartilhadas na rede social.
E isso não se aplica somente ao Facebook, outras redes sociais e ferramentas de marketing digital, como o Google Adwords, também contam com métricas, dados e valores que auxiliam a segmentar a sua campanha de modo a potencializar o seu poder de aumentar as conversões.
Quando lidamos com ações de marketing digital e Inbound Marketing, já estamos apostando em campanhas segmentadas. Valores como o CPC (Custo Por Clique) e taxas de conversão podem ser monitorados durante a campanha, permitindo ajustes e otimizações muito mais ágeis e efetivas para gerar resultados junto a seu segmento de interesse.
3. A segmentação otimiza o poder de conversão de suas campanhas de email marketing
O email marketing possui a melhor taxa de conversão para empresas de e-commerce, com 2,53%. Sendo assim, campanhas segmentadas para email marketing podem potencializar ainda mais as possibilidades de conversão ao focar, exatamente, na parcela de público que pode ter interesse naquele conteúdo.
Boas práticas, como diversificar os tipos de emails (newsletters, promoções, curadoria de conteúdo), saber o momento certo de disparo, como utilizar e configurar as funções de segmentação de lista de contatos e métricas pela ferramenta de email marketing (como no caso do MailChimp) ajuda a potencializar o poder de conversão de suas campanhas segmentadas.
4. Permite diversificar a segmentação para atingir seu público-alvo de maneira abrangente
Quando são criadas campanhas segmentadas, é interessante diversificar o target. Voltando ao exemplo do de “homens interessados em comprar óculos escuros que sejam fãs de esportes aquáticos”, vale, também, direcionar sua campanha para que ela atinja adicionalmente segmentos complementares e secundários, como “homens jovens que acompanham surf” e “homens que se preocupam com a saúde e assuntos fitness”.
É uma boa ideia criar campanhas voltadas para cada perfil dentro do público-alvo definido, assim, você atinge diferentes perfis sem deixar que sua campanha ignore ou não se comunique efetivamente com cada um deles.
5. Otimiza a efetividade de suas ações de marketing digital
Uma vantagem das campanhas segmentadas é que elas permitem que você possa testar alterações e refinar sua campanha sem gastar muito.
Para controlar isso, você pode, por exemplo, criar uma campanha bem menor e com a mesma veiculação, mas sem a segmentação. Com essa campanha de controle, é possível analisar a performance da sua ação segmentada principal e saber se você selecionou os segmentos mais adequados. Depois disso, é só testar alterações, fazer com que sua campanha seja melhor e tenha um potencial maior de aumentar as conversões diretas e indiretas.
As campanhas segmentadas ajudam as empresas a aproveitarem as oportunidades trazidas por mercados de cauda longa (saindo de uma concorrência massiva para uma por nichos), mais adequadas ao perfil do consumidor atual, que não quer ser mais um, mas estabelecer relacionamento com as empresas e encontrar a solução perfeita para suas necessidades e problemas.
Por isso, campanhas segmentadas apresentam um grande potencial para aumentar as conversões de empresas que sabem aproveitar essa oportunidade.