10 tendências em Marketing Digital para 2024

As tendências em Marketing Digital para 2024 estão alinhadas com o comportamento do consumidor e tecnologias. Conheça 10 delas!
10 tendências em Marketing Digital para 2024

Um novo ano se inicia. Junto, surge uma pergunta: quais são as tendências em Marketing Digital para 2024? A resposta ajuda os profissionais de marketing e os produtores de conteúdo a planejarem suas estratégias e investimentos. Por outro lado, a falta de conhecimento sobre o tema pode gerar ações “feitas às cegas” – algo que não desejamos para ninguém.

Por isso, neste artigo, elencamos as 10 principais tendências que marcarão o ano de 2024. Confira!

Conheça as tendências em Marketing Digital para 2024!

Sim, o universo do Marketing Digital é VUCA (sigla em inglês para: volátil, incerto, complexo e ambíguo). A razão se deve a fatores, como: mudanças no comportamento dos consumidores, novas plataformas e formatos de conteúdo.

Nesse cenário, é obrigatório se atualizar e implementar as novidades. Para fins de atualização, vejamos uma lista com 10 tendências em Marketing Digital para 2024.

1. Conteúdo humanizado

Esse formato se concentra em criar experiências autênticas que tocam nas emoções e valores do público-alvo. Envolve ainda contar histórias, usar uma linguagem natural e mostrar a personalidade da marca. Dessa forma, se aumenta a confiança e lealdade do cliente por meio de comunicações mais humanas e genuínas.

2. Narrativa original e descontraída

As marcas estão criando narrativas originais e descontraídas para se destacar em meio à saturação de conteúdo. A ênfase está em ser autêntico e evitar a criação de conteúdo genérico e repetitivo. Para tanto, se utilizam abordagens criativas e humorísticas. O objetivo é elevar o engajamento e interesse do público pela marca.

3. Personalização e uso da inteligência artificial (IA)

A personalização é fundamental para oferecer experiências únicas aos usuários. Com o uso da IA, as marcas podem automatizar e potencializar a personalização. Sendo assim, se entende melhor as preferências e comportamentos dos usuários. O resultado é a melhora na segmentação de público e na entrega de conteúdo relevante.

4. Ecossistemas de parcerias

A colaboração entre marcas, empresas e criadores de conteúdo está se tornando algo comum. Por meio de parcerias estratégicas, as marcas expandem seu alcance, lançam novos produtos e serviços, bem como inovam suas abordagens de marketing. Desse modo, é possível aumentar a visibilidade dos conteúdos.

5. Canais de mensagem direta

O marketing conversacional e o uso de canais de mensagem direta, como o WhatsApp, estão crescendo em popularidade. As marcas buscam formas personalizadas e diretas de se comunicar com os consumidores. Para tanto, se aproveitam da conveniência e intimidade dos canais de mensagem para construir relacionamentos mais próximos com os clientes.

6. Criação de comunidades

As comunidades online se tornaram espaços para as marcas se envolverem com seu público-alvo, compartilharem interesses comuns e co-criarem conteúdo. Com a ajuda da criação de comunidades, as marcas fortalecem a lealdade dos clientes, promovem a interação e a colaboração.

7. Conteúdos em vídeo

O consumo de conteúdo em vídeo continua a crescer. No Brasil, existe uma preferência por esse formato. Segundo o estudoAquarelas de vídeo do Brasil – Explorando o consumo cross-media no país”, publicado pela Data Stories, os vídeos marcaram presença em 99,2% dos lares brasileiros.

Esses números mostram ainda que, em um único dia, 62,4% dos lares foram alcançados pelos vídeos. De olho nesse comportamento, as marcas estão investindo em vídeos curtos e envolventes para capturar a atenção dos usuários e contar suas histórias de maneira visual.

8. Marketing de podcast

Os podcasts são um meio eficaz de alcançar e engajar o público. Com o aumento do consumo de podcasts, as marcas utilizam esse formato para compartilhar insights, entrevistas e conteúdo educacional. Na prática, a utilização de podcasts como ferramenta de branding, melhora o posicionamento da marca e a geração de leads.

9. Comunicação inclusiva

A inclusão e diversidade são temas centrais no marketing digital. As marcas estão reconhecendo a importância de representar e se comunicar de forma inclusiva para atender a uma variedade de públicos e garantir que todos se sintam representados e valorizados. Sendo assim, podemos notar:

  • O foco na acessibilidade digital e na inclusão de pessoas com diferentes necessidades e backgrounds;
  • A Criação de campanhas e conteúdos que promovam a inclusão e a representatividade.

10. TikTok

O TikTok emergiu como uma plataforma poderosa para marketing digital. No recorte brasileiro, essa rede social possui mais de 82,21 milhões de usuários com mais de 18 anos – segundo dados do estudo “Digital 2023: Brazil”, produzido pela Data Reportal.

Outra estatística interessante mostra que os anúncios feitos na plataforma alcançam 50,4% de todos os adultos com 18 anos ou mais no Brasil. No geral, as marcas estão aproveitando o TikTok para criar conteúdo criativo, participar de tendências, alcançar um público jovem e engajado.

Enfim, essas tendências refletem as mudanças e oportunidades no cenário de marketing digital. Elas destacam a importância da autenticidade, personalização, colaboração e inclusão. Desse modo, as marcas se conectarem e se envolverem efetivamente com seu público-alvo.

Gostou de conhecer as 10 tendências em Marketing Digital para 2024? O que acha ficar por dentro de todas as novidades da área? Assine agora mesmo a newsletter do blog da Austral!

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.