Quem diria que aqueles diários online, onde os adolescentes desabafavam sobre seus amores e desamores, se transformariam em poderosas ferramentas de marketing e geração de leads? Os blogs, assim como a internet, evoluíram a passos largos. No início, eram apenas espaços pessoais para compartilhar ideias e experiências. Hoje, são verdadeiros negócios, capazes de influenciar milhões de pessoas e gerar milhões de reais.
Hoje, criar um blog não é só sobre escrever; é sobre se conectar com o público, construir uma marca e crescer no mercado digital. E seu negócio já tem um blog? Quer criar um e não sabe por onde começar? Vamos te guiar neste passo a passo para você dar os primeiros passos com tudo o que precisa para ter sucesso!
Blog — entenda como tudo começou
Blog é uma redução da palavra inglesa “weblog”. Trata-se da junção de “web” (outra forma de chamar a internet, ou rede mundial de computadores) e “log”, que significa “registro”, em português.
Assim, blog passou a denominar domínios na internet usados para publicar conteúdos de forma regular, normalmente organizados por data e categorizados por assuntos. São páginas públicas e, dessa forma, acessíveis a qualquer usuário.
Essas páginas começaram como simples diários de pessoas que queriam compartilhar suas histórias e experiências. O primeiro sistema de blog surgiu pelas mãos de Jorn Barger em 1997, que criou o weblog, plataforma no qual os usuários poderiam ficar livres para escrever o que desejassem. Mas foi dois anos depois, em 1999, que a tendência viralizou. Então, todos queriam ser blogueiros.
O impacto do blog no SEO
Com o tempo, as empresas perceberam que o blog poderia ser muito mais do que um registro online de experiências pessoais. Poderia ser uma ótima maneira de compartilhar conteúdo, produtos, serviços e fortalecer a marca no ambiente online.
Mas como seria possível um blog ter visibilidade na web — um vasto mar de páginas soltas? Não seria ótimo ter um índice, um lugar em que poderíamos fazer buscas para encontrar os assuntos de interesse nesses blogs? Foi nessa ideia que o Google investiu, e não é à toa que essa plataforma se tornou uma das marcas mais importantes da história.
Para o Google encontrar e indexar as páginas dos blogs, ele utiliza sistemas de inteligência artificial e robôs que vasculham a web para selecionar os sites com base em diretrizes específicas, que chamamos de algoritmo.
Para que suas páginas pudessem ser encontradas, os profissionais começaram a criar estratégias de escrita e construção que tornassem suas publicações mais “visíveis” para estes bots. Essas estratégias ficaram conhecidas como SEO (Search Engine Optimization).
Esse breve panorama que demos aqui serve de base para você compreender que um blog bem estruturado é essencial para quem quer ganhar relevância online. Além de atrair visitantes, ele ajuda seu site a se destacar nos mecanismos de busca. As ferramentas de SEO — como palavras-chave e links internos — aumentam o tráfego orgânico. Com estratégias certas, seu blog pode se tornar a principal porta de entrada para novos leitores.
Os mecanismos de busca, como o Google, adoram sites que atualizam conteúdo com frequência. Publicar regularmente no blog sinaliza aos motores de busca que seu site é ativo. Com o tempo, você pode conquistar autoridade, o que melhora seu posicionamento nas páginas de resultados de pesquisa.
Mas como começar? Confira nosso passo a passo!
A construção de um blog — confira um passo a passo
Para começar um blog, levar em conta que não é somente a parte técnica do site que conta. O planejamento de toda a estratégia é fundamental, antes mesmo de colocar a página no ar. Veja só!
Passo 1: Defina um nicho
Para definir um nicho, tenha em mente que é o seu público-alvo e sobre o que gostam de falar e o que gostam de ler na internet. Além disso, escolha um tema que você domina e que tem potencial de atrair leitores.
O nicho vai ser o cerne que norteará toda a escrita de conteúdo do seu blog. Com um bom planejamento de palavras-chave, você conseguirá direcionar as pesquisas para o seu site.
Passo 2: Sistematize sua produção de conteúdo
Ao contrário do que eram os blogs no conceito inicial — contando o cotidiano no fluxo do pensamento —, o conteúdo hoje precisa ser muito bem planejado, tanto as informações que serão entregues, quanto os temas abordados.
Esse planejamento vai partir de um objetivo: o que você deseja com o conteúdo? Engajar ou promover uma ação específica após a leitura?
Outro tópico importante do planejamento é especificar o tipo de pessoa com quem você está falando — aqui no mundo do marketing chamamos de persona. Esse entendimento vai te ajudar a ajustar a linguagem, a profundidade e o formato do conteúdo.
Com essas definições, você poderá criar uma lista de temas que serão publicados, com base em palavras-chaves provavelmente usadas pela persona no momento da busca no Google.
Com a lista em mãos, crie um calendário editorial, com a quantidade de posts mensais e em que dias esses conteúdos serão publicados.
Passo 3: Escolha a plataforma e hospedagem
Agora vamos para a parte técnica. Você precisará de um serviço de hospedagem para o seu blog. Nessa hospedagem, será necessário instalar um sistema que gerencie as postagens, o CMS (Content Management System). Nada mais é do que um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
Não há mistério aqui. O mais conhecido e recomendado é o WordPress, pois é bastante flexível, uma comunidade forte e de fácil manuseio. Na prática, você vai:
- contratar uma hospedagem;
- contratar um domínio, que é o nome do site, como “www.seublog.com.br”. Se já tiver um site, basta usá-lo para esse fim;
- escolher um gerenciador de conteúdo, como WordPress ou Blogger.
Passo 4: Personalize o design e a navegação
Com domínio e blog instalado, chegamos à parte visual. Seu blog deve refletir sua identidade, com cores, fontes e layout que sejam atrativos. Existem diversos modelos prontos no WordPress que podem ser personalizados à sua maneira.
Além disso, garanta também uma navegação fácil e intuitiva, para que o leitor encontre o que procura sem dificuldades. Lembre-se que menos é mais. Deixe as coisas simples para deixar seu conteúdo brilhar. Coloque-se no lugar do usuário para descobrir se a experiência de consumir o seu blog é satisfatória.
O sucesso do seu blog depende de você!
Para atrair e manter a audiência, é necessário conteúdo de qualidade e estratégias bem planejadas. Fique atento algumas das melhores práticas:
- tenha consistência nas postagens, pois isso cria um vínculo com o leitor;
- planeje suas publicações com antecedência e mantenha um calendário editorial;
- entregue conteúdo relevante e valioso;
- interaja com os leitores e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
Portanto, é essencial investir em estratégias de engajamento e fidelização para impulsionar o crescimento e a rentabilidade do blog. Assim, ao adotar essas práticas, é possível fortalecer a relação com o público e obter resultados positivos em termos de crescimento e alcance.
Um blog de sucesso não nasce do dia para a noite. É preciso dedicação, pesquisa e constância. Coloque essas dicas em prática e dê o primeiro passo rumo ao sucesso digital.
Que tal acompanhar nosso blog e saber como conseguir alcançar esse patamar? Assine nossa newsletter e receba mais dicas exclusivas!